22ª ExpoAracruz é mais uma vez ranqueada

Quem passar pelo Centro de Eventos Rubens Pimentel durante esta sexta-feira (1º/06), até às 17h30, vai conferir a exposição de animais da raça Nelore que estão sendo levados a julgamento, contando pontos para o ranking brasileiro. A exposição, que acontece durante a 22ª ExpoAracruz, é voltada ao melhoramento da genética, maior ganho de peso e qualidade da carne. O animal da raça Nelore é considerado de elite: está sendo acirrada a competitividade entre os criadores e expositores durante o julgamento.
De acordo com o prefeito de Aracruz, Dr. Ademar Devens, “a exposição é uma grande oportunidade para os criadores aperfeiçoarem geneticamente os animais nas suas propriedades, trazendo economia e sustentabilidade”.
O presidente da Associação dos Criadores Capixabas de Nelore (ACCN), Victor Paulo Miranda, disse que a ExpoAracruz abre o raque capixaba 2012 e 2013 e também encerra com a Expoinel. “É o ponto de partida e fechamento que leva os expositores capixabas a disputar o ranque nacional. A raça nelore representa 90% do rebanho nacional e esses eventos vêm contribuindo para melhorar a genética da raça e da carne produzida e consumida no Brasil. A promessa, a curto prazo, é que o Brasil se torne o maior produtor e exportador. Competir na exposição melhora a produção: é um ganho para a pecuária nacional.”
Segundo o juiz da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Paulo Guedes, os animais são comparados de acordo com a faixa etária e julgados de acordo com sua categoria. “São selecionados os animais de acordo com suas características morfológicas (externas): o que tem mais conformação para maior produção de carne; facilidade na locomoção; bom aparelho reprodutor; maior dorso lombar (mais largo e comprido), dentre outros. No caso das fêmeas, além dessas características são analisadas as habilidades e funcionalidades maternas.”
O Centro de Eventos Rubens Pimentel recebe 200 animais entre bovinos, caprinos, ovinos, equinos, muares e búfalos que têm recebido toda infraestrutura, garantindo o conforto e comodidade dos animais, criadores e expectadores. Também está sendo realizado o concurso leiteiro local, com criadores de Aracruz e municípios vizinhos. Para a diversão das crianças, a exposição conta com a mini fazendinha. Estão expostos animais das raças Guzerá, Girolando, Gir, Tabapuã e Nelore.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Palestra vai orientar mulheres a iniciarem sua jornada empreendedora no dia 10 de março
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 13ª Chamada
- Operação bloqueio de transmissão
- Residencial Barra do Riacho: 5ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 12ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 60ª Chamada