Polo Educacional do Parque do Aricanga já está aberto para a população

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, inaugurou nesta terça-feira, 17, o Polo Educacional do Parque Natural Municipal do Aricanga. O espaço, que conta com auditório, escritórios e banheiros, é agora a sede da Gerência de Educação Ambiental da Semam e servirá como ponto de apoio para as atividades educativas do Parque. O espaço recebeu o nome de “Schananda da Silveira Soeiro” em homenagem a uma estagiária da Semam, falecida em setembro de 2007, em razão de um trágico acidente. A mãe de Schananda, dona Cândida, foi homenageada em nome da filha durante a cerimônia.
O objetivo do Polo, construído pela empresa Ambitec, em respeito a um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado entre a empresa, a Prefeitura, o Ministério Público e o Instituto Estadual de Meio Ambiente, é dar suporte para realização de uma das principais atribuições do parque: a educação ambiental. Além disso, por se tratar de uma área protegida, o local também está aberto para pesquisa e turismo controlado. Qualquer atividade que fuja a esses princípios é proibida.
“O Parque do Aricanga é uma das três unidades de conservação de Aracruz, criadas com o objetivo de frear a máquina capitalista, para manter os patrimônios naturais que nós temos hoje, para que eles possam ser usufruídos por outras gerações. Mas apenas a criação dessas áreas não é suficiente. Nós precisamos rever o caminho que trilhamos até agora e criar novos costumes no trato com o meio ambiente, e isso se dá por meio da educação”, afirmou o secretário Valber Campores.
“É um orgulho para nossa administração estar inaugurando esse espaço, onde estudantes e visitantes poderão conhecer melhor esse grande patrimônio natural do nosso município. Ainda existem pessoas que acham que podem continuar com a destruição sem se preocupar com o futuro e nós precisamos mudar isso, começando pelo nosso município”, enfatizou o prefeito Dr. Ademar Devens, que aproveitou a solenidade para anunciar a intenção de transformar em área protegida também a região no entorno da Hidrelétrica Santa Maria.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- "Por uma educação antirracista" é tema de Audiência Pública com secretários municipais
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza censo detalhado
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 2ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Palestra vai orientar mulheres a iniciarem sua jornada empreendedora no dia 10 de março
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 13ª Chamada
- Operação bloqueio de transmissão
- Residencial Barra do Riacho: 5ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)