Prefeitura de Aracruz atesta funcionalidade do sistema de videomonitoramento

Uma equipe da Prefeitura de Aracruz, composta por prefeito e membros do secretariado, visitaram o 5º Batalhão da Polícia Militar, no bairro de Fátima, na última sexta-feira, para conferir o funcionamento do sistema de videomonitoramento da cidade. O grupo do executivo municipal verificou de perto como é feito o trabalho dos agentes do sistema de segurança e que acompanham as imagens captadas pelas câmeras espalhadas no município.
Durante a visita, os agentes mostraram todos os lugares em que as 12 câmeras, tanto da sede quanto nos distritos, estão fixadas. Foram detalhados, inclusive, pontos comuns onde ocorrem problemas como tráfico de drogas, brigas e acidentes. De acordo com o agente Vanderson José Pereira, o município de Aracruz conta com esse sistema de proteção há três meses, sendo que, nesse período, já foram atendidas 35 ocorrências e realizadas cinco prisões, todas flagradas pelas câmeras que estão à disposição do cidadão 24 horas por dia.
De acordo com o prefeito, Dr. Ademar Devens, esse sistema permite a solução de diferentes problemas com uma agilidade muito maior, com possibilidade de acionar a polícia no instante em que acontece a ocorrência. “A polícia é acionada por exemplo, quando acontece a venda de drogas. Os agentes de segurança flagram até mesmo onde as drogas estão escondidas e avisam os policiais que vão ao lugar e fazem a apreensão. Ficou excelente”, afirmou.
Poder de “visão”
Todas as câmeras têm capacidade de captar imagens em 360º a uma grande distância com nitidez focal, capaz de captar ocorrências dentro de estabelecimentos comerciais, como os caixas, por exemplo. A velocidade de transmissão ocorre em tempo real. As imagens de interesse são gravadas e armazenadas em um disco rígido para pesquisa e averiguação posteriores. A prefeitura estuda a possibilidade de mais investimento nesse sistema de videomonitoramento, substituindo, por exemplo, duas câmeras de menor alcance por apenas uma, capaz de realizar um trabalho ainda mais eficiente.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- "Por uma educação antirracista" é tema de Audiência Pública com secretários municipais
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza censo detalhado
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 2ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Palestra vai orientar mulheres a iniciarem sua jornada empreendedora no dia 10 de março
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 13ª Chamada
- Operação bloqueio de transmissão
- Residencial Barra do Riacho: 5ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)