Prefeitura de Aracruz promove o maior investimento de consultoria e cursos para o turismo no interior do estado
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Através de uma iniciativa da prefeitura de Aracruz por meio da secretaria de Turismo em convênio com o SEBRAE – Serviço brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – estão sendo promovidos cursos e consultorias voltados para o empreendedor com o intuito de qualificar e desenvolver o turismo na cidade e região.
Neste convênio, foram investidos R$ 151 mil reais. Apenas de consultoria de gestão estratégias gerenciais para pequenos empresários nas propriedades foram destinados R$ 66 mil reais. Além disso, não menos importante, por se tratar de um pioneirismo a nível nacional, outro curso criado para a capacitação do agroturismo de Aracruz foi o “Design Estratégico”, e caso esta ação gere um retorno satisfatório, ele será implementado em todo o país.
Pedro Veloso, gestor do Projeto de Fortalecimento dos empreendimentos turísticos e do Convênio Técnico e Financeiro com a secretaria de Turismo, explicou que esta parceria tem validade por dois anos e será concluído em dezembro de 2012. “Tivemos uma parceria anterior que durou quatro anos e em função desta demanda a cidade terá sua própria agência do SEBRAE em breve, sendo que hoje a sede que atende Aracruz se encontra em Linhares. A cidade tem uma grande vontade política e um grande interesse em desenvolver o turismo local. Dos convênios do Sebrae em que eu fui gestor, este é o maior de todos”, afirma.
Outro programa que ajuda o desenvolvimento do turismo na região é o “Sebrae +” - um consultor ministra o curso de capacitação e executa dentro do empreendimento, onde o comerciante coloca em prática tudo que aprendeu na sala de aula.
Segundo, o secretário de Turismo, Thiago Gonçalves Lamarque, Aracruz é a cidade que mais qualificou profissionais e por isso é a mais preparada para receber demandas futuras com o promissor desenvolvimento que é esperado. “Todo ano nós fazemos uma grade de cursos de capacitação, o que gera um ciclo de aprendizado constantes. Foram 1162 cidadãos aracruzenses capacitados entre 2010 a 2012, além de 2.282 horas de consultorias a empresas que já atuam no mercado”, comenta.
A gerente da secretaria de Turismo, Fátima Knop, afirma que esses cursos, que qualificam o 'trade' turístico – tudo aquilo que envolve o turismo – faz parte de um dos Macroprogramas – Infraestrutura Turística - que a secretaria desenvolve.
Segundo ela as empresas precisam inovar, qualificar constantemente e se prepararem para o mercado. “Constatamos que em alguns estabelecimentos que visitamos, necessitava-se de um modernização, ou seja, uma diferenciação tanto em seus produtos como em seu 'layout', ou estética, e também na forma de se pensar a empresa, a curto, médio e longo prazo,através destes cursos e consultorias oferecemos ferramentas para os empreendedores gerenciar suas empresas e fidelizar seus clientes/turistas”, informa.
Selo de Qualidade Turística
O “Selo de Qualidade Turística” é uma certificação que os restaurantes e bares ganham após passarem por uma avaliação das secretarias da prefeitura. Trata-se de um diferencial que o estabelecimento tem em relação a outros e que lhe confere uma maior credibilidade. Para a aquisição deste selo a prefeitura através das secretarias, faz uma visualização da realidade dos estabelecimentos produzindo um “retrato” de suas estruturas, serviços, produtos e atendimento. É uma qualificação e uma certificação dos produtos turísticos que faz parte de um dos programas que a secretaria de Turismo promove no município.
Além deste selo existe outra vertente que é o “Circuito de Turismo Rural Encantos e Sabores do Campo” - um roteiro formatado, com vários empreendimentos trabalhados em propriedades particulares para que os turistas possam visitar e fazer um circuito, aproveitando e interagindo com o meio ambiente.
Para os pequenos e microempresários que participaram e participam de cursos e consultorias como “Gestão de Inovação” – que veio pelo Sebrae nacional através da secretaria de Turismo do Estado – “Estratégias Gerenciais” na Sede e Orla – que acontecerá até o fim do ano e “Programa de Alimentos Seguros” também Sede e Orla, os resultados podem ser bem satisfatórios. “Para mim foi muito bom porque eu conheci mais estabelecimentos na cidade que eu nem sequer sabia que existia. Conheci artesanatos e fiz parcerias bem interessantes” explica Glícia Cossi Matos, gerente comercial do Locatelli Hotéis e Turismo Ltda, que depois do curso começou a colocar artesanatos nas dependências do hotel para serem vendidos, atraindo assim, ainda mais a atenção dos turistas.
Ela também comentou que a qualificação incentivou a estruturação em todos os pontos em seu estabelecimento. “Quem participou do curso durante toda a semana ganhou uma consultoria gratuita na organização. Já deu pra captar muitas coisas mesmo o curso tendo sido realizado há um mês.
Outros empreendedores que também estão acompanhando a capacitação esclarecem que todo esse esforço possibilita uma busca pela inovação, dando uma visão de mundo diferente, o que permite uma fuga da rotina, trazendo mais conhecimentos e mudando a forma de pensar e agir.
Os comerciantes da sede que fizeram o curso de Estratégias Gerenciais irão apresentar nesta terça (28), no Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil – UAB -, centro, às 18hs, o resultado das empresas pós curso, além da expectativa que cada um tem. No mesmo dia, os empreendedores da orla terão o segundo encontro com a consultoria na Pousada da Orla em Coqueiral de 8hs às 17hs.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
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