Professora da rede municipal de Aracruz tem trabalho selecionado para Simpósio Nacional

Publicado em: 31 de agosto de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Professora Helania Mara e os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da escola Luíza Silvina Jardim Rebuzzi
Professora da rede municipal de Aracruz tem trabalho selecionado para Simpósio Nacional

A professora de Ciências Biológicas, Helania Mara Grippa Rui, da EMEF “Luíza Silvina Jardim Rebuzzi”, do bairro Jequitibá, em Aracruz, teve seu projeto pedagógico “Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no Ensino Fundamental” selecionado para apresentá-lo durante a realização do III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (SINECT).  

A terceira edição do Simpósio acontece entre os dias 26 e 28 de setembro, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa (PR). A professora Helania Mara também é mestranda em Educação da Ciência e Matemática, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitória (ES).

 

Segundo a professora, a proposta da utilização deste trabalho, em sala de aula, com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, teve como foco a temática genética ao inseri-los também em debates sobre ética, ciência e cidadania, discutindo os limites necessários para nossas escolhas que serão vivenciadas na vida em sociedade. A professora disse ainda que teve como grandes incentivadores o professor e coordenador do curso de mestrado do Ifes, Prof. Dr. Sidnei Quezada Meireles Leite e sua orientadora também do Ifes, a Prof.ª Dr.ª Manuella Villar Amado.

 

Fiquei imensamente realizada com a aceitação deste trabalho no SINECT, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, pois trata-se de uma prática pedagógica desenvolvida em sala de aula que alcançou resultados muito significativos e relevantes na vida de nossos alunos”, disse a professora Helania Mara. Ela disse também que o projeto proporcionou nos alunos uma alfabetização científica de modo a promover um ensino-aprendizagem motivador, interativo, participativo e, consequentemente, de aprendizagem significativa.

 

A diretora da unidade de ensino, Débora Amorim Gomes Barbosa, disse que o reconhecimento do trabalho na escola é percebido por todos. “Nós da EMEF Luíza Silvina Jardim Rebuzzi estamos muito orgulhosos com esse trabalho, por isso parabenizamos a professora por mais esta conquista”, afirmou.

 

O SINECT objetiva criar um espaço para estudo, reflexão, troca de experiências, intercâmbio de pesquisas, debates e outras interações dialógicas que visem analisar o contexto de sala de aula como objeto de investigação/ação, tendo como suporte teórico as contribuições da ciência e da tecnologia.

 

Saiba mais sobre o projeto pedagógico

 

Proporcionar o conhecimento dos conceitos de genética, abordando a ética e debater questões como: bioética, transplante de órgãos e de medula óssea, compatibilidade sanguínea, leucemia, emancipação médica, bebês projetados, fertilização artificial, células troncos, DNA, dentre outros são os objetivos principais do projeto pedagógico “Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no Ensino Fundamental”.

 

O projeto foi desenvolvido com turmas do 8º ano, da EMEF “Luíza Silvina Jardim Rebuzzi”, tendo como diretora a Prof.ª Débora Amorim Gomes Barbosa, envolvendo alunos na faixa etária entre 12 e 13 anos, e foi realizado entre os meses de abril e maio de 2012, pela professora Helania Mara, sendo constituído de um estudo de caso da aplicação de uma sequência didática baseada no uso do filme “Uma prova de amor”, para ensinar conteúdos de genética básica e da realização de um júri simulado.

 

Os resultados apontam que os alunos se apropriaram de muitos conceitos relativos à genética se mostrando capazes de promover uma discussão do papel da ciência nas críticas pautadas nos valores sociais vigentes. O projeto pedagógico também foi realizado na escola Suzete Cuendet, em Vitória (ES), pela professora mestranda do Ifes, Patrícia Bastos Leonor.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: