IDEB aponta a melhora na educação pública de Aracruz

Aracruz teve ótimos motivos para celebrar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação no dia, 14 de agosto. A rede municipal de ensino ultrapassou as metas determinadas pelo Ministério, tanto nos anos iniciais quanto nos finais do Ensino Fundamental. A média alcançada por Aracruz nos anos iniciais (1° ao 5°) foi de 5,8, sendo que no Estado foi de 5,2. Já nos anos finais (6° ao 9°) a média ficou em 4,0, sendo que a nota no Estado foi de 4,2. O Ideb é um indicador criado pelo MEC para avaliar a qualidade da educação das escolas e redes de Ensino Fundamental e Médio.
Outro excelente destaque foram os obtidos pelas escolas Luíza Silvina Jardim Rebuzzi, Marechal Costa e Silva e Samoel Costa, ranqueadas entre as 10 melhores do Estado com turmas de 1° ao 5° ano (1ª a 4ª série) do Ensino Fundamental. Avaliada com 6,8 pontos, a escola Luíza Silvina Jardim Rebuzzi, do bairro Jequitibá, é a 6ª colocada no ranking estadual das escolas de 1° ao 5° ano com melhor desempenho no Ideb. No mesmo ranking, ocupa a 8ª colocação a escola Marechal Costa e Silva, do bairro Vila Rica, com 6,6 pontos, seguida da escola Samoel Costa, do bairro Cohab II, em 9° lugar, com 6,5 pontos.
No quesito ranking municipal, a escola Luíza Silvina Jardim Rebuzzi ficou com a melhor nota entre os colégios de 1° ao 5° ano (8,6) e de 6° ao 9° ano (5,0). Em relação ao resultado do último Ideb em 2009, 16 escolas municipais aumentaram o índice de proficiência, responsável por indicar o nível de aprendizagem adquirido pelos alunos, sendo a escola Novo Irajá e Coqueiral, as que apresentaram um crescimento expressivo na média da Prova Brasil. O MEC trabalha para atingir a meta nacional de 6% até 2021, um índice praticamente alcançado por Aracruz neste ano.
A subsecretária de Educação, Andrea Cristina Almeida, credita os ótimos resultados a um trabalho de longo prazo com investimentos na formação continuada de professores e capacitação dos diretores. Ela destaca ainda o engajamento pessoal das escolas, das famílias e dos alunos em prol de uma educação de qualidade no município. “Os números do Ideb mostram que estamos no caminho certo e vamos continuar investindo na qualificação de nosso quadro para melhorar os resultados cada vez mais”, concluiu.
Entenda as metas de qualidade do Ideb
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.
A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do Ensino Fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.
Consulte os resultados do Ideb
As cinco melhores escolas de 1° ao 5° ano de Aracruz
1° Escola Luíza Silvina Jardim Rebuzzi - 6,8
2° Escola Marechal Costa e Silva - 6,6
3° Escola Samoel Costa - 6,5
4° Escola Ezequiel Fraga Rocha - 6,4
4° Escola Zilca Nunes Vieira Bermudes - 6,4
5° Escola Professora Maria Inês Della Valentina - 6,1
5° Escola Novo Irajá - 6,1
As cinco melhores escolas de 6° ao 9° ano de Aracruz
1° Escola Luíza Silvina Jardim Rebuzzi - 5,0
2° Escola Paulo Freire - 4,3
2° Escola Professora Maria Luíza Devens - 4,3
3° Escola Ezequiel Fraga Rocha - 4,1
4° Escola Professora Maria Inês Della Valentina - 4,0
4° Escola Santa Cruz - 4,0
4° Escola Zilca Nunes Vieira Bermudes – 4,0
5° Escola Eurípedes Nunes Loureiro – 3,8
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Marcelo Rebelo – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, mrebelo@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- "Por uma educação antirracista" é tema de Audiência Pública com secretários municipais
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza censo detalhado
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 2ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Palestra vai orientar mulheres a iniciarem sua jornada empreendedora no dia 10 de março
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 13ª Chamada
- Operação bloqueio de transmissão
- Residencial Barra do Riacho: 5ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)