Passeio Ciclístico marca início do projeto “Família na Escola” em Jacupemba
Para formar uma parceria mais sólida entre família e escola, caminhando juntas, lado a lado, em busca de uma educação de mais qualidade é que o CMEI “Francisca Rocha Ribeiro”, em Jacupemba, implantou na instituição o projeto “Família na Escola” que foi oficializado no último sábado (1º/09), com o 1º Passeio Ciclístico. Aproximadamente 300 pessoas entre funcionários, pais, alunos e comunidade percorreram as ruas do distrito, chamando a atenção dos moradores de que escola e família formam uma parceria de sucesso.
“Família na Escola” foi idealizado pela diretora Maria de Lurdes Della Valentina Recla e pelo suporte pedagógico, Edivânia Ribeiro Rosa Teixeira que explicaram que o passeio veio para simbolizar a proposta do projeto: família e escola caminhando juntas. “É essencial que família e escola caminhem lado a lado para que a aprendizagem dos educandos aconteça de forma mais significativa e eficaz. Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, incluindo a família, como parceira e colaboradora, estimula o crescimento do aluno e resgata a autoestima da criança”, frisaram, ressaltando que, antes de aplicar o projeto, foram realizadas diversas reuniões com os pais que, de imediato, abraçaram a iniciativa da escola.
Andréia Ruy Martins (25) levou o pequeno Jadson (2), aluno da escola, para o passeio. “Achei uma iniciativa muito boa, pois as famílias têm que estar mais presentes no desenvolvimento dos filhos na escola. Essa integração é sem dúvida muito produtiva.”
Jorge Bollis (32) foi acompanhar a filha Clara e ficou empolgado com o passeio. “Gostei muito porque é uma forma de trazer mais pais para a escola. Muitos pais participaram do passeio, e isso, é sinal de que a família está mais interessada na realidade escolar. Ações como estas devem ser feitas mais vezes”, opinou.
Durante o percurso houve distribuição de água e, no final, os “ciclistas” puderam saborear diversas frutas, firmando mais um momento de integração entre as famílias, com o sorteio de uma bicicleta para os inscritos. O 1º Passeio Ciclístico do CMEI “Francisca Rocha Ribeiro” contou com o apoio da comunidade, do comércio local e da Polícia Militar. A gerente de RH da Secretaria de Educação, Marlileda Garcia Duarte, esteve no evento representando a secretaria.
Ações programadas
O projeto “Família na Escola” será desenvolvido durante todo o terceiro semestre deste ano e algumas ações já estão programadas. Dentre elas estão: exibição de filmes sobre família para as crianças e elaboração do mural da família (com fotos e recortes), mostrando as diversas estruturas familiares e destacando a importância do amor, respeito, solidariedade e perdão; palestras para os pais, além de oficinas para confecção de brinquedos, dia da beleza e contação de histórias pelos próprios pais aos alunos em sala de aula.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento