Secretaria de Educação promove mais um Encontro de Professores na EMEF “Placidino Passos”
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Contribuir com o diálogo pedagógico sobre o processo de transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental foi o objetivo do Encontro de Professores promovido pela Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, ontem (05/09). O evento de iniciativa do Setor de Educação Básica aconteceu no auditório da EMEF “Placidino Passos”.
Aproximadamente 150 profissionais da educação, entre os quais professores do Grupo V da Educação Infantil, professores referência do 1º ano do Ensino Fundamental, professores articuladores do Ciclo da Infância, pedagogos, diretores, representantes do Comitê de Alfabetização, da Comissão do Ciclo e da Educação Infantil, equipe da Semed e alunos do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) participaram da mesa redonda “Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil e no Ciclo da Infância”.
A mesa redonda foi formada pela Prof.ª Ms. Eliane Cristina Freitas de Souza (diretora interina do CMEI Epifânio Pontin e formadora de pedagogos da Educação Infantil); pela Prof.ª Especialista Tânia Aparecida Silva Recla (professora da EMEF Luíza Silvina Jardim Rebuzzi e formadora de professores do 1º ano do Ciclo da Infância) e pela Prof.ª Ms. Marinete Souza Marques Martins (representante do Setor de Formação e Currículo da Semed).
Palestrantes desta quarta-feira a Prof.ª Ms. Eliane Cristina Freitas de Souza e a Prof.ª Especialista Tânia Aparecida Silva Recla afirmaram que é importante organizar a rotina da criança em momentos de atividades de livre escolha e em momentos de aprendizagens, orientadas tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. “Uma boa atividade a ser realizada com as crianças é a roda de conversa. Durante essa atividade, as crianças ampliam suas capacidades comunicativas; aprendem a valorizar o grupo como instância de troca e aprendizagem, dentre outros ganhos significativos.”
As professoras disseram ainda que não podemos nos esquecer de inserir nesse momento o desenho do que foi falado durante a roda de conversa. “O ato de desenhar é uma experiência importantíssima para as crianças, uma vez que o desenho é uma forma de representação, assim como a linguagem escrita. As cores também podem ser usadas durante a elaboração de cartazes (com lista de palavras, tabelas e gráficos) pelas crianças sob orientação do professor. Com esse trabalho, as crianças estarão se apropriando de um importante conhecimento sobre a linguagem que diz respeito à possibilidade da palavra escrita ser representada por um outro código (a cor).”
As palestrantes concluíram dizendo: “é fundamental que nos momentos de roda de conversa o professor questione as crianças sobre músicas, poesias ou parlendas que elas conheçam e que porventura possam ser utilizadas durante essa atividade. Após construir com as crianças esse acervo, a professora poderá cantar e declamar; dramatizar as letras das músicas ou montar um álbum seriado. Ao final dessa atividade, as crianças terão aprendido que o quê se canta pode ser escrito; para escrever são necessários o uso de letras e outros símbolos; o traçado das letras; a direção da escrita (da esquerda para direita) e, por fim, que é necessário utilizar os espaços em branco para permitir a leitura”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
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