Secretaria do Meio Ambiente identifica árvores do Aricanga

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) com o apoio da Vale está mapeando e identificando as árvores que compõem o Parque Natural do Aricanga, em Aracruz. Funcionários dos dois órgãos embrenharam-se, na última quinta-feira (13/09), pela Trilha das Pedras e identificaram mais de 20 espécies nativas da Mata Atlântica. A iniciativa é de suma importância para os projetos de preservação ambiental da área.
O parque está localizado no Morro do Aricanga, a 7 km do centro de Aracruz. Trata-se de uma importante área de preservação, reunindo cobertura vegetal nativa remanescente da Mata Atlântica, afloramentos rochosos, nascentes, lagoas e animais. Com uma área de 534 hectares, o parque abriga o Morro do Aricanga, com 582 metros de altitude. A reserva municipal foi criada em 1988 para evitar o desmatamento na região e tem esse nome devido a um pequeno coqueiro, existente em grande quantidade no morro.
O funcionário da Vale, Geovane Siqueira, percorreu a trilha das Pedras para identificar algumas árvores em nível de espécie. Segundo ele, a importância dessa iniciativa é que ela vem suprir o grande desconhecimento ainda existente sobre a diversificação das espécies vegetais brasileiras. “Conhecer a especificidade de cada bioma vegetal é o primeiro passo para desenvolver as ações de preservação”, explicou.
Sobre a cobertura vegetal do Parque do Aricanga, Siqueira disse tratar-se de Mata Atlântica com vegetação típica de encosta. Trata-se de um bioma muito importante, pois devido ao difícil acesso das pessoas, o ecossistema de encosta ainda não foi muito degradado e isso pode trazer boas surpresas para os pesquisadores. “Não é difícil encontrarmos espécies desconhecidas nesses locais, que possuem um bioma vegetal e animal variado e riquíssimo”, contou.
Durante a caminhada dos 1,5 km da Trilha das Pedras foram catalogados mais de 20 espécies, entre as quais: Pau D'alho, Jacarandá, Sucupira Amarela, Coco D'óleo, Pelada, Pérola Rosa, Pitomba Amarela, Paineira de Espinho, Baleira, Arruda Vermelha, Barriguda, Mentira, Caboretinga, dentre outras.
O vigilante do Aricanga, Ronnie Gonçalves, reafirmou a relevância desse mapeamento para a preservação do parque. Ele explicou que o pleno conhecimento do bioma é fundamental para direcionar as estratégias de preservação desenvolvidas pela secretaria. “Conhecendo as espécies vamos ter um melhor norte para o nosso trabalho junto ao parque”, explicou.
Outro ponto positivo apontado por ele, foi que as informações coletadas são importantes para desenvolver trabalhos de conscientização junto aos jovens. “A juventude tem que estar presente em qualquer projeto para preservar o meio ambiente, assim devemos promover a educação ambiental, para que as futuras gerações cresçam sem o ímpeto da destruição”, explicou. Ronnie disse ainda que a Semam tem planos de desenvolver uma série de estratégias para aproximar as escolas do município do parque.
Parque Natural Municipal do Aricanga
Desde 1983, por iniciativa do Prefeito de Aracruz Primo Bitti, vários terrenos foram sendo desapropriados pela municipalidade, visando proteger a área do morro do Aricanga, quando em 1988, foi criada a Reserva Florestal do Aricanga, pelo Decreto Municipal nº. 3.059 de 29/03/1988. Posteriormente, em 1997, a prefeitura sancionou a Lei Municipal nº 1.944 de 12/05/1997, revogando o Decreto nº. 3.059, criando o Parque Municipal do Aricanga.
Em 02/06/2006, a administração municipal transforma o Parque Municipal do Aricanga em Parque Natural Municipal do Aricanga através do Decreto Municipal n° 15.429 enquadrando-o no Sistema Nacional de Unidades de Conservação - Lei Federal nº. 9.985/2000, colocando-o na categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral, com o objetivo de preservar e conservar os remanescentes dos ecossistemas naturais, possibilitar a manutenção da biodiversidade, valorizar a paisagem da região, assegurar condições de bem-estar público, desenvolver atividades de educação, visando aprofundar o conhecimento e a conscientização em relação ao meio ambiente e está localizado nas coordenadas 19° 49' latitude sul e 40° 19' latitude oeste no município de Aracruz.
Confira mais fotos da expedição
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Marcelo Rebelo – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, mrebelo@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- "Por uma educação antirracista" é tema de Audiência Pública com secretários municipais
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza censo detalhado
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 2ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Palestra vai orientar mulheres a iniciarem sua jornada empreendedora no dia 10 de março
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 13ª Chamada
- Operação bloqueio de transmissão
- Residencial Barra do Riacho: 5ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)