Comissão Julgadora Municipal seleciona textos para etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Um dos momentos mais importantes da olimpíada nacional de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é a seleção de textos que irão representar a cidade e o município de origem nas próximas etapas. Seguindo o cronograma de atividades do concurso, a Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, formou uma Comissão Julgadora Municipal que elegeu nesta sexta-feira (14/09), os textos que irão para a etapa estadual. A comissão avaliou e selecionou os textos recebidos das Comissões Julgadoras Escolares.
A seleção dos textos aconteceu na sala de reuniões da Semed e teve como integrantes: a coordenadora do Projeto “Comunidade de Leitores”, Marlene Gomes Teixeira; a professora formadora em Arte e membro da equipe de Reconstrução do Currículo, Simone Mantovanelli; a professora de Língua Portuguesa (aposentada), Maria Gorete Mendonça Loureiro de Lima; a pedagoga do Setor de Gestão da Semed, Simoni Aparecida De Marchi Frigini e o assessor de imprensa, Alessandro Bitti Loureiro. O concurso prossegue, agora, passando pelas etapas estaduais, regionais e, finalmente, nacional, encerrando-se nos dias 09 e 10 de dezembro.
“A participação dos alunos da rede municipal de ensino de Aracruz, neste concurso nacional, foi significativa”, a afirmação foi feita pela coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa no município e professora formadora de Língua Portuguesa, Alzira Spinassé Scarpati. A coordenadora destacou ainda que os participantes tiveram a oportunidade de expressar, por meio da escrita, o sentimento que possuem pelo lugar onde vivem, já que este era o tema central da redação (O lugar onde vivo). “Num projeto como este, tão significativo quanto o resultado é o percurso, pois durante os meses que antecederam a seleção, houve, a partir do gênero proposto, um intenso trabalho de leitura e escrita, objetivo fundamental da Olimpíada.”
Scarpati enfatizou também que a Semed, por meio do Setor de Educação Básica e Currículo, mobilizou e orientou as escolas participantes para a realização das atividades propostas que culminaram na seleção de textos nas quatro categorias: poema, memória literária, crônica e artigo de opinião. Os textos selecionados e enviados para a equipe da Olimpíada de Língua Portuguesa para concorrerem à etapa estadual foram:
Poemas: “Minha cidade, meu lar”, escrito pelo aluno Carlos Geovani Vieira Gonçalves, orientado pela professora Jacqueline Rodrigues dos Santos Conceição, da EMEF “Samoel Costa” e “O lugar onde vivo”, escrito pelo aluno Breno Mattos Tessarolo, orientado pela professora Lussandra Cavalieri Pinheiro, do CMEB “Mário Leal Silva”;
Memória literária: “Baú de Memórias”, escrita pela aluna Jaine Maria Gomes dos Santos, orientada pela professora Tatiana Falcão, do CMEB “Paulo Freire”;
Crônica: “A Praça São João Batista”, escrita pela aluna Débora Dortis Bonfim, orientada pela professora Geisa Cuzzuol Pimentel Natal, do CMEB “Professora Maria Luíza Devens”;
Artigo de Opinião: “Mercado de Trabalho X Qualificação”, escrito pela aluna Sayume Eto, orientada pela professora Simone Tofoli Giurizzatto, da EEEM “Misael Pinto Netto”.
Além dos textos contemplados acima, também merecem destaque os textos, selecionados inicialmente pela Comissão Escolar, em seguida, pela Comissão Julgadora Municipal, que são os seguintes:
Poema: “Eterno Lar”, escrito pela aluna Gabriela Freire Storch, da EMEF “Eurípedes Nunes Loureiro”;
Memórias literárias: “Lembranças”, escrita pela aluna Thamara Fabricante de Souza Veneroso, orientada pela professora Aline Moreira Chaves Palassi, do CMEB “Professora Maria Luíza Devens” e “Mergulhando nas Memórias”, escrita pelo aluno Daniel de Souza Martins, orientado pela professora Rosidea Ribeiro Bueno, da EMEF “Placidino Passos”;
Crônica: “Minha Primeira Crônica”, escrita pela aluna Camila Ferreira Cassiano, orientada pela professora Alzira Spinassé Scarpati, da EMEF “Ezequiel Fraga Rocha” e “Saudades”, escrita pela aluna Laira Roni de Ângeli, orientada pela professora Lilian Lopes Sepulcro Telpis, da EEEFM “Professor Aparício Alvarenga”.
Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”
Com a adesão da Semed, os alunos da rede pública de Aracruz tiveram a oportunidade de participar da Olimpíada de Língua Portuguesa 2012. Reeditada a cada biênio, desde 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Itaú Social, Centro Profissional de Comércio Exterior (Cenpec), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O concurso visa envolver os professores em um processo de formação para o ensino da língua, despertando nos estudantes o interesse e o prazer pela leitura e escrita.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- "Por uma educação antirracista" é tema de Audiência Pública com secretários municipais
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza censo detalhado
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 2ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Palestra vai orientar mulheres a iniciarem sua jornada empreendedora no dia 10 de março
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 13ª Chamada
- Operação bloqueio de transmissão
- Residencial Barra do Riacho: 5ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)