Secretaria de Meio Ambiente realiza análise florística do Aricanga

Publicado em: 20 de setembro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Frutos são colhidos da espécie Barriguda
Secretaria de Meio Ambiente realiza análise florística do Aricanga

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Aracruz segue desenvolvendo um trabalho de identificação das árvores do Parque do Aricanga. Biólogos da secretaria e de profissionais de outros órgãos estão colhendo amostras sobre as árvores presentes nas trilhas do local para o desenvolvimento de projetos de preservação ambiental. Na última quarta-feira (19/09), um grupo de especialistas percorreu a estrada do parque realizando uma análise florística de algumas espécies.

Segundo os biólogos da Semam, a identificação florística consiste numa análise do conjunto de espécies de plantas características de uma região. No caso foram colhidas amostras de sementes e frutos de algumas árvores. A bióloga Ana Paula Recla Marciano disse que tal coleta é importante para o trabalho de educação ambiental feito no Parque. “Queremos que os frequentadores conheçam as particularidades das árvores, dos frutos, das sementes e dos animais que compõem o Aricanga”, explicou.


O parabotânico da empresa Nova Floresta, Domingos Antônio Folle, responsável por realizar a coleta florística ressaltou a importância desse trabalho dada a riqueza e peculiaridades do Parque. Ele contou que o Aricanga traz algumas surpresas como a existência da árvore Barriguda uma espécie típica do Cerrado, mas muito presente na região norte do Espírito Santo.

 

Folle explicou que as sementes e os frutos colhidos serão levados para análise e beneficiamento para serem transformados em mudas e depois replantadas. “Isso é fundamental para o trabalho de preservação das espécies”, contou. No Aricanga, foram colhidas sementes, flores e frutos de Sapucaia Vermelha, Pau Teimoso e Barriguda.

 

O gerente de Educação Ambiental da Semam, Cláudio Ernane Litig, explicou que como o Parque do Aricanga é uma área de Unidade de Conservação, esse mapeamento é importante para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental direcionados às escolas do município. “Temos a intenção de aproximar cada vez mais os estudantes do Parque e estimulá-los a preservar o nosso meio ambiente”, falou.

 

O trabalho de mapeamento do parque teve início na última quinta-feira (13/09), com a identificação das árvores que compõem a trilha das pedras por um funcionário da Vale. Durante a caminhada foram identificadas mais de vinte espécies de árvores da Mata Atlântica. Durante a caminhada dos 1,5 km da Trilha das Pedras foram catalogados mais de 20 espécies, entre as quais: Pau D'alho, Jacarandá, Sucupira Amarela, Coco D'óleo, Pelada, Pérola Rosa, Pitomba Amarela, Paineira de Espinho, Baleira, Arruda Vermelha, Barriguda, Mentira, Caboretinga, dentre outras.

 

O Parque Natural Municipal do Aricanga está localizado no Morro do Aricanga, a 7 km do centro de Aracruz. Trata-se de uma importante área de preservação, reunindo cobertura vegetal nativa remanescente da Mata Atlântica, afloramentos rochosos, nascentes, lagoas e animais. Com uma área de 515 hectares o parque tem em seu ponto mais alto 582 metros de altitude.

 

Matérias Relacionadas:

Secretaria do Meio Ambiente identifica árvores do Aricanga 

Polo Educacional do Parque do Aricanga já está aberto para a população

Veja mais fotos sobre a expedição florística no Parque do Aricanga

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Marcelo Rebelo – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, mrebelo@aracruz.es.gov.br

 

Compartilhe em suas redes sociais: