Narrada por meio do RPG, Prefeitura de Aracruz apoia evento que conta a “Aventura do maior herói capixaba”

Publicado em: 26 de setembro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Alegria e descontração tomaram conta de crianças e adultos que participavam dos jogos de RPG que contou a saga do maior herói capixaba. CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA
 Narrada por meio do RPG, Prefeitura de Aracruz apoia evento que conta a “Aventura do maior herói capixaba”

A noite estava escura e chuvosa, as nuvens cobriam tudo no céu. Não havia lua, não havia estrelas e tudo o que se via era o que as velas e os candeeiros permitiam. O tempo estava chuvoso desde que o Imperial Marinheiro havia se afastado da costa na altura da baía de Vitória. O mar estava bem agitado, com ondas estourando e levando espuma para todos os conveses. O vento estava muito forte, o que agitava o grande cruzador da Marinha e impedia todos de dormir. Alguns marinheiros aproveitavam a hora da tempestade para descansar em suas redes, outros jogavam damas ou cantavam, mas uma dupla de marinheiros e amigos, Antônio Vieira e João do Livramento resolveram sair do grande aposento para verificar como andavam as coisas...”

 

A passagem narrada acima faz parte do evento, “A Aventura de Caboclo Bernardo”, promovido pela empresa Pinnacolo em parceria com a Arte Final, patrocinado pela Petrobras, apoiado pelo site de RPG "SPELL" - "www.spell.net.br/portal", no mercado desde 1996 e pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da secretaria de Educação. 

 

Ele foi realizado neste último sábado (22/09) às 10h, no refeitório da EMEF – Placidino Passos, e se estendeu ate às 18hs. Lá, 22 “Mestres” de uma associação de RPG de Vitória, chamada “RPG na Ilha”, instruíam todos os jogadores que ficaram distribuídos em 22 mesas em grupos de 3 a 5 pessoas. Na quita-feira (20/09), esta equipe  percorreu alguns dos colégios no município para convidar os alunos pessoalmente, visitando as salas de aula e entregando as filipetas com detalhes dos jogos. Como se trata de um projeto piloto, optou-se pela visita a três unidades de ensino  - Escola Municipal de Ensino Fundamental Ezequiel Fraga Rocha; Centro de Educação Municipal de Jovens e Adultos Professora Maria Jose Guidette Rocha; EEEFM Monsenhor Guilherme Schimitz - onde o apoio de seus diretores, pedagogos e professores foi fundamental.

 

Enquanto a história do maior herói da Barra do Rio Doce – O Caboclo Bernardo - era contada através de um jogo de RPG - Role-playing game, (em português: "jogo de interpretação de personagens"), mais de 200 pessoas, entre elas, crianças, adolescentes e jovens de várias escolas de Aracruz, se deliciavam interpretando os personagens que fizeram parte desta saga. Os participantes jogavam dados, marcavam pontos, além é claro, de criarem todo um ambiente e clima da situação em suas mentes, dando vozes a esses personagens.

 

A Aventura de Caboclo Bernardo” também foi contada através de um jogo de cartas bem divertido e de uma “Contação de Histórias”, ações estas, consideradas lúdicas – uma forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros que trazem conhecimento às pessoas – . À medida que os jogos de RPG iam terminando, cada um com uma duração aproximada de duas horas, os grupos eram trocados e a interação continuava.

 

Como se estivesse em um filme”

 

Um dos adolescentes que se divertia deu seu parecer sobre a interação. “Achei bem interessante, básico e introdutório. Muito bom para quem gosta, está começando e aprendendo a jogar. Foi muito bacana, achei bem mais interessante conhecer essa história por esse jogo do que ler um livro. É como se a gente estivesse participando de um filme, comentou o estudante Gabriel Biondes, 16.

 

O organizador do evento e proprietário da empresa Pinnacolo, Wallace Guilhermino, comentou bem empolgado sobre esta ação lúdica. “Conheci a história de Caboclo Bernardo há 3 meses. Fiquei encantado e decidir fazer um evento usando o RPG como ferramenta para contar sua história”. Ele que é praticante de RPG desde 1989, também explicou porque a cidade de Aracruz foi escolhida para fazer parte deste projeto. “Vim a Aracruz há três meses atrás como consultor educacional a pedido da Petrobras para fazer uma análise de uma pré produção e descobrir o que seria bom para a cidade. Nós temos o intuito de trazer conhecimento às pessoas para que elas possam se capacitar, ter autoestima e inserção social”, comentou.

 

Futuramente a Petrobras implantará em Aracruz e Linhares um Polo de Gás Químico para produzir amônia, ureia, melanina, metanol, ácido acético e ácido fórmico, onde 70% da produção será escoada por Aracruz. Por isso o interesse em aproximar a comunidade para conseguir abordar a educação e cultura através de ações lúdicas.

 

O evento que é apoiado pela Prefeitura era de tamanha importância que até uma equipe de documentarista da UFRJ estava presente para registrar tudo. O gerente da Secretaria Cultura, Esporte e Juventude, Mariuzan Gonzaga Reis, que também esteve presente com sua família, ficou muito satisfeito com o que viu e falou destas ações. “Muito bom unir todas essas pessoas para que elas possam se interagir. Muita gente veio, todos estão bem interessados em participar, isso é muito bom, frisou.

 

A Aventura de Caboclo Bernardo” também foi contada em Regência, no domingo seguinte, onde ocorreu a saga do maior herói da Barra do Rio Doce. Mais de 150 pessoas participaram dos jogos entre crianças, adolescentes e adultos. Eles passaram o dia jogando o Card Game e a aventura de RPG tendo o herói local como tema.

Na comunidade o apoio dos educadores e líderes locais Carlos Sangalia, Fabio Gama Gomes, Luciana Cerqueira Lima, Graziele Ferreira entre outros profissionais ligados à escola local e à agência Regênciaecotur  foi fundamental para o sucesso do evento.

Com a excelente receptividade de todos os envolvidos, a dedicação dos profissionais de educação e o apoio e os agradecimentos dos pais e as crianças participantes a ideia agora é replicar o evento em outras unidades educacionais em Aracruz e Linhares.

 

 Matéria relacionada:

 

As peripécias de Caboclo Bernardo serão contadas em RPG

 

Confira aqui mais imagens do evento no Placidino Passos

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Renato Lana - Assessor de Imprensa. Tel (27) 3296 - 4507 / Cel (27) 8102 - 0965

Compartilhe em suas redes sociais: