Secretaria de Saúde intensificará na próxima semana ações de combate à dengue em Aracruz

Publicado em: 14 de novembro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
 Secretaria de Saúde intensificará na próxima semana ações de combate à dengue em Aracruz

Em Aracruz, as ações de combate ao mosquito da dengue serão intensificadas a partir de segunda-feira (19/11) até o sábado (24/11), data em que é realizado o Dia Nacional de Combate à Dengue. Durante a semana, as unidades de saúde do município promoverão atividades preventivas, os agentes de saúde ambiental intensificarão as vistorias nas residências e serão realizadas blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade.

 

Cada unidade organizou sua programação. Dentre as atividades está a distribuição de panfletos educativos, orientações em saúde, mutirões, palestras nas escolas, cartazes de alerta à dengue e estandes. Os agentes de saúde ambiental fortalecerão os trabalhos nas residências das localidades com maior índice de infestação de focos do mosquito: Vila Nova, Guaxindiba, Jequitibá, Santa Cruz, Guanabara e Limão. A equipe de Educação em Saúde intensificará as palestras nas escolas, atividade realizada durante todo o ano letivo. A Secretaria de Saúde já está encaminhando às lideranças comunitárias e religiosas uma carta solicitando a ajuda na prevenção da doença.

 

Para marcar o dia D de combate ao mosquito, a prefeitura realizará blitzes educativas no semáforo do Banco do Brasil e nas vias de acesso ao balneário de Coqueiral, Guaraná, ao município de Ibiraçu e no trevo da prefeitura, das 8 às 12 horas, com orientações de combate ao mosquito e distribuição de panfletos. De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde, enfermeira Isis Cruz Meira, “o dia D é realizado para despertar na população a necessidade de vistoriar seus quintais, ficar atenta às questões da dengue, afim de evitar uma possível epidemia e o adoecimento da família”.

 

A gerente relatou ainda que no último Levantamento de Índice de Infestação Rápida do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mais de 70% dos focos da dengue foram encontrados próximo ou dentro das residências, a maioria, em vasos de plantas, vasilhames, pneus, tonéis e lixo doméstico. Esse ano já foram notificados 147 casos de dengue, sendo 12 confirmados. “Os focos do mosquito da dengue têm aumentado e nossa preocupação aumenta mais agora em novembro e com a chegada do verão”, alertou a enfermeira.

 

Segundo o prefeito de Aracruz, Dr. Ademar Devens, é preciso que os moradores participem efetivamente das ações de combate à dengue. “Todo mundo sabe que a dengue mata, e é impossível para a prefeitura, sozinha, combater esse problema. Estamos sempre em alerta e com nossos profissionais trabalhando, mas é fundamental que as pessoas se mobilizem e cuidem de sua residência, fazendo a sua parte. O cuidado e eliminação dos materiais que acumulam água é a forma mais eficaz de dar um basta no mosquito”, ressalta o prefeito informando aos moradores que em caso de suspeita de dengue é preciso procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: