Aprendendo a dizer não: Proerd certifica mais 342 alunos em capacitação contra as drogas

Mais 342 alunos de cinco escolas da rede municipal de Aracruz vão participar da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), nos dias 27, 28 e 29 de novembro. As solenidades irão acontecer nas quadras poliesportivas das instituições de ensino. Os eventos são uma parceria entre o Comando do 5º Batalhão da Polícia Militar e a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed). Este ano, o Proerd chega à marca histórica de 11.014 alunos certificados, ao longo dos seus quase dez anos de atuação.
No dia 27 de novembro, às 10h na escola “Esther Nascimento dos Santos”, em Santa Rosa, cerca de 30 alunos serão certificados pelo Proerd na presença de autoridades municipais, representantes da Semed, professores, pedagogos e da Polícia Militar. E, às 13h, na escola “Prof.ª Maria Inês Della Valentina”, em Jacupemba, serão certificados pelo programa mais 75 alunos do Ensino Fundamental de Aracruz. E, a partir das 19h, acontece a certificação de 79 alunos da escola “Luíza Silvina Jardim Rebuzzi”. Já no dia 28 de novembro, também às 19h acontece em Guaraná, na escola “Mário Leal Silva”, a certificação de 64 alunos. No dia 29 de novembro, às 19h, é a vez dos 94 alunos da escola “José Mambrini”, em Jacupemba, serem certificados pelo Proerd.
Para a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, a luta no combate às drogas deve ser feita em parcerias, e o programa faz um trabalho de conscientização com alunos de escolas municipais, com faixa etária entre nove e onze anos. "A ação repressiva não resolve. Temos de seguir pela ação educativa, para que a criança não venha a ser um usuário de drogas posteriormente. Além disso, vamos inserindo nelas a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plena o sonho de uma sociedade mais justa e segura.”
De acordo com o soldado Gabriel Rangel, coordenador do Proerd no município, o programa é muito importante para que os jovens possam enfrentar de maneira mais segura e responsável os problemas com as drogas e violência. “Eminentemente educativo, o Proerd tem sido uma ferramenta de apoio às famílias e escolas, no fortalecimento da educação dos alunos para uma tomada de decisão em suas vidas de maneira mais responsável, ajudando-os na compreensão dos malefícios das drogas e da violência, bem como, nas maneiras de evitá-las.”
Ainda segundo Rangel, o momento de entrega do certificado de conclusão do curso aos alunos não somente atesta a participação no programa, como também oficializa o compromisso das crianças de resistirem às pressões ao uso de drogas. “Esta data é muito especial para os formandos do Proerd, pois estarão recebendo o certificado de conclusão do programa e fazendo um juramento diante da família e da sociedade comprometendo-se a ficarem longe das drogas e da violência, ajudando na construção de uma cultura de paz”, relatou.
Durante três meses, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino, participaram de uma aula semanal de 50 minutos, onde receberam noções de cidadania e valorização da vida, seguindo a cartilha didática do programa. Os alunos, ainda, participaram de aulas que tinham como base lições de conhecimentos básicos sobre drogas – lícitas e ilícitas – e violência.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Carnaval Aracruz 2025
- Aracruz recebe cadernos pedagógicos do projeto Rio Doce Escolar
- Prefeitura de Aracruz prestigia cerimônia de colação de grau dos cursos de Licenciatura em Física e Bacharelado em Biblioteconomia
- "Por uma educação antirracista" é tema de Audiência Pública com secretários municipais
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza censo detalhado
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 2ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Palestra vai orientar mulheres a iniciarem sua jornada empreendedora no dia 10 de março
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 13ª Chamada
- Operação bloqueio de transmissão
- Residencial Barra do Riacho: 5ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato