Caminhada e exposição de trabalhos no encerramento do Projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas” 2012
Secretaria de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, realizam no dia 30 de novembro, a partir das 13h, diversas atividades para marcar a culminância do projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)”. O encerramento do projeto, em 2012, terá a “I Mostra Municipal de Saúde e Prevenção nas Escolas” e também a “IV Caminhada Municipal de Prevenção e Saúde nas Escolas”. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e do 5º Batalhão da Polícia Militar de Aracruz.
A exposição de trabalhos acontece na antiga Associação Banestes de Aracruz (ABA), a partir das 13h, onde os alunos da rede pública de ensino vão apresentar o que foi desenvolvido durante o ano. Já a caminhada terá início na ABA às 16h10, passando pela avenida Venâncio Flores, em direção à Praça Monsenhor Guilherme Schmitz (Praça da Matriz), encerrando às 17h. A caminhada visa sensibilizar toda a população aracruzense sobre a importância de prevenir e reduzir a transmissão do vírus HIV e de outras DST's, em especial, nos jovens e soropositivos. Além de lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado internacionalmente no dia 1º de dezembro.
O tema central do encontro é “Saúde e Prevenção nas Escolas” e mais de 1.000 pessoas, entre alunos, pais e profissionais do setor público estarão caracterizados com cartazes alusivos aos trabalhos desenvolvidos nas escolas, faixas e bexigas vermelhas que vão chamar a atenção dos cidadãos sobre a Aids. Cada escola também vai preparar um material abordando os assuntos que foram apresentados no SPE, como prevenção de DST/AIDS, drogas, bullying, saúde sexual e reprodutiva, gravidez na adolescência, relações de gênero, diversidade, dentre outros.
Segundo a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, o SPE sinaliza a necessidade e a importância do trabalho educativo ser realizado nas escolas de forma intersetorial. “Esse projeto contribui para a formação significativa de professores, pedagogos e alunos, por meio da discussão e reflexão de assuntos pertinentes à saúde. Com certeza, os envolvidos nessa capacitação, hoje, têm um olhar diferente sobre si mesmo e em relação ao outro.”
De acordo com a coordenadora do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Semsa, Stela Maria Ferreira Pacheco, o evento é a culminância do SPE que vem sendo realizado em Aracruz, desde 2009. “O SPE promove a formação continuada dos profissionais e prepara os alunos para serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, atuando como sujeitos transformadores de sua própria realidade e do meio em que vivem, melhorando assim, a qualidade de vida da população. Isso representa mais saúde, mais educação e, consequentemente, melhor qualidade de vida.”
O SPE foi desenvolvido este ano, em 11 escolas municipais (EMEF Ezequiel Fraga Rocha, CMEB Paulo Freire, CMEB Mário Leal Silva, EMEF Prof.ª Maria Inês Della Valentina, EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes, EMEF Zenília Varzem Ribeiro, EMEF Eurípedes N. Loureiro, EMEF Itaparica, CMEB José Mambrini, EMEF José Marcos Rampinelli e EMEF Placidino Passos) e em três escolas estaduais (EEEFM Misael Pinto Neto, EEEFM Caboclo Bernardo e EEEFM Monsenhor Guilherme Schmitz).
Conheça a programação
13h – Abertura;
13h10 – Apresentação das escolas:
-
EMEF Ezequiel Fraga Rocha – Teatro e paródia;
-
EEEFM Misael Pinto Neto – Teatro;
-
CMEB Paulo Freire – Teatro;
-
CMEB Mário Leal Silva – Teatro/Coreografia;
-
EMEF Itaparica – Musical DST;
-
EMEF Prof.ª M.ª Inês Della Valentina: 8º ano A – Representação: Carta de um bebê, 8º ano A – Música com violão: “Dia de Formatura”, 8º ano B – Teatro: “Gravidez na adolescência” e 9º ano B – Paródia: “DST/AIDS”;
15h10 – Lanche e visita aos estandes;
16h10 – Saída para caminhada da ABA;
17h – Chegada na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy