EMEF “Santa Cruz” realiza no sábado (1º/12) o “Dia da Família na Escola”

Publicado em: 29 de novembro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: EMEF Santa Cruz onde irá acontecer o "Dia da Família na Escola"
EMEF “Santa Cruz” realiza no sábado (1º/12) o “Dia da Família na Escola”

Acontece neste sábado (1º/12), na EMEF Santa Cruz, das 7h às 11h20, o “Dia da Família na Escola”, com o encerramento das atividades em 2012 do projeto “Educar para igualdade racial”, que tem como objetivo proporcionar ao educando o conhecimento e valorização das diversas culturas presentes na construção do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira. O “Educar para igualdade racial” foi desenvolvido durante todo o ano letivo com aproximadamente 257 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.  

Devem participar do encontro alunos e familiares, professores e representantes da comunidade local. Clique aqui para conhecer a programação completa do evento. Durante o encontro serão realizadas apresentações culturais de músicas, danças, teatro, recitação de poemas, desfiles, dentre outros. Também terá exposição da história do projeto “Além do muro escolar”, com o prof. Jorge Augusto Curto de Oliveira e exposição de trabalhos, dos alunos do Ensino Fundamental, referentes ao projeto “Educar para a igualdade racial”.

 

De acordo com a diretora, Margaret da Conceição Dias Duarte, o “Dia da Família na Escola” visa favorecer a reflexão do papel da família na educação dos filhos, bem como, integrar escola e comunidade, melhorando, consequentemente, o desempenho acadêmico dos alunos e elevando a autoestima dos pais. “O encontro de pais é muito importante para a escola e a família, já que possibilita uma interação maior entre escola e família. Além disso, durante o encontro, há trocas de experiências que demonstram o quanto se faz necessário a participação dos pais na vida escolar dos filhos.”

 

Ainda segundo Dias, é compromisso da escola investir na autoestima de todas as crianças e adolescentes, para que gostem de si mesmas, ajudando-as a se libertar dos preconceitos e dos medos. “Se de fato queremos um país justo e sem violência, a educação deve fazer a sua parte, ao educar o aluno para a paz por meio do incentivo à prática de relações interpessoais éticas. Daí a importância do 'Educar para igualdade racial' ao possibilitar que o educando se reconheça como cidadão que deve posicionar-se com dignidade diante de situações de preconceito e discriminação, utilizando-se do diálogo, com argumentos inteligentes, sem fazer uso da violência”, relatou.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: