Escola do Itaputera realiza projeto “Identidade de Aracruz: nossas raízes”

A EMEF “Eurípedes Nunes Loureiro”, do bairro Itaputera, promoveu na última sexta-feira (23/11), o projeto “Identidade de Aracruz: nossas raízes”, que tem como objetivo reconhecer e valorizar as contribuições do negro, do índio e do branco na formação étnica, cultural e econômica do povo aracruzense. O projeto começou em 2010 com o nome “BrasileirÁfrica”, teve a segunda edição com o mesmo nome no ano passado, e este ano, passou a se chamar “Identidade de Aracruz: nossas raízes”.
O encontro aconteceu nas dependências da escola e contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, entre alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e seus familiares, professores, funcionários da escola e representantes das comunidades dos bairros Itaputera, Santa Luzia, Nova Esperança e Nova Conquista. Cerca de 300 alunos do 1º ao 9º ano, dos turnos matutino e vespertino, sob a orientação dos profissionais da educação, estiveram envolvidos diretamente com a realização do evento.
Durante o encontro foram feitas apresentações de teatro, músicas, coreografias, encenação do Hino Municipal de Aracruz, dança indígena e outras, desfile de roupas típicas (africanas, indígenas e europeias), culinária, recital de poemas sobre Aracruz, e encenação da peça teatral do Cordel “O Boi Encantado”.
Segundo a pedagoga, Eni Martins de Araújo Del Pupo, a escola vem assumindo o compromisso de inserir em seu currículo, estudos e atividades que estimulem a formação de valores, hábitos e comportamentos éticos que respeitem as diferenças e as características próprias de grupos e minorias. “Não podemos negligenciar as contribuições culturais das etnias que ajudaram na formação do povo aracruzense, daí a importância do projeto 'Identidade de Aracruz: nossas raízes'. Essas contribuições estão presentes na culinária, na música, nas festas, na religiosidade, nos aspectos físicos e no vocabulário. Isso significa, formar cidadãos capazes de respeitar as diferenças de forma consciente, evitando o preconceito e o racismo.”
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Carnaval Aracruz 2025
- Aracruz recebe cadernos pedagógicos do projeto Rio Doce Escolar
- Prefeitura de Aracruz prestigia cerimônia de colação de grau dos cursos de Licenciatura em Física e Bacharelado em Biblioteconomia
- "Por uma educação antirracista" é tema de Audiência Pública com secretários municipais
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza censo detalhado
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 2ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Palestra vai orientar mulheres a iniciarem sua jornada empreendedora no dia 10 de março
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 13ª Chamada
- Operação bloqueio de transmissão
- Residencial Barra do Riacho: 5ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato