Polícia Militar e Prefeitura de Aracruz realizam mais seis formaturas do Proerd no município
Alunos de seis escolas de Aracruz vão participar da solenidade de formatura 2012 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). As solenidades começam nesta quinta-feira (6/12) e continuam durante a próxima semana. As formaturas irão acontecer nas quadras poliesportivas das instituições de ensino. Os eventos são uma parceria entre o Comando do 5º Batalhão da Polícia Militar e a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed). Este ano, o Proerd chega à marca histórica de 11.014 alunos certificados, ao longo dos seus quase dez anos de atuação.
No dia 6 de dezembro, às 19h na escola “José Marcos Rampinelli”, no bairro Bela Vista, cerca de 100 alunos serão certificados pelo Proerd na presença de autoridades municipais, representantes da Semed, professores, pedagogos e da Polícia Militar. E, na segunda-feira (10/12), às 18h, na escola “Prof.ª Maria Luíza Devens”, popularmente conhecida como CAIC, serão certificados pelo programa mais 60 alunos do Ensino Fundamental de Aracruz. E, no dia 11, a partir das 19h, acontece a certificação de dez alunos da escola “Espaço Livre”.
Já no dia 12 de dezembro, às 19h na escola “Abílio Correia de Amorim”, do bairro São Marcos, acontece a certificação de 80 alunos. No dia 13, às 19h, é a vez dos 30 alunos da escola “Novo Irajá” serem certificados pelo Proerd. A última formatura deste ano do programa acontece no dia 14 de dezembro, a partir das 19h, na escola “Samoel Costa” com a certificação de 30 alunos.
“O Proerd tem crescido em Aracruz, pois construímos uma parceria sólida entre a Prefeitura e a Polícia Militar, as escolas e as famílias. O programa é desenvolvido em sala de aula com dez lições ministradas, para os estudantes da rede pública. Na ocasião eles aprendem a tomar decisões, além de obter maior conhecimento sobre os malefícios do álcool, cigarro e drogas”, disse a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, completando que “A educação é a única barreira que a droga e a violência respeita. Pais, ensinem o menino de hoje, para não reprimirem o adulto de amanhã”, destacou, ressaltando que a repressão não resolve o problema da droga, mas sim a prevenção.
De acordo com o soldado Gabriel Rangel, coordenador do Proerd no município, o momento de entrega do certificado de conclusão do curso aos alunos não somente atesta a participação no programa, como também oficializa o compromisso das crianças de resistirem às pressões ao uso de drogas. “Esta data é muito especial para os formandos do Proerd, pois estarão recebendo o certificado de conclusão do programa e fazendo um juramento diante da família e da sociedade comprometendo-se a ficarem longe das drogas e da violência, ajudando na construção de uma cultura de paz”, relatou.
Durante três meses, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino, participaram de uma aula semanal de 50 minutos, onde receberam noções de cidadania e valorização da vida, seguindo a cartilha didática do programa. Os alunos, ainda, participaram de aulas que tinham como base lições de conhecimentos básicos sobre drogas – lícitas e ilícitas – e violência.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM