Secretaria de Educação assina termo de adesão para a redução do analfabetismo
O secretário de educação, Saulo Meirelles, assinou na tarde desta segunda-feira (04/03), um termo de adesão e cooperação técnica para implementação do projeto “Ações para redução do analfabetismo”. Trata-se de uma ação que tem o objetivo de promover a abertura de funcionamento de turmas para assegurar o atendimento de jovens e adultos não alfabetizados.
Este programa tem como meta reduzir a taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 a 59 anos de idade, prioritariamente. As turmas de até 25 alunos terão duração de oito meses sendo que todos os alunos receberão do município um certificado de participação e conclusão do curso.
O desenvolvimento deste projeto será financiado com recursos federais e estaduais, sem que haja repasse de recursos financeiros a parceiros. Com relação a Aracruz, compete ao município oferecer espaço físico para a realização das aulas, identificar as demandas de jovens e adultos não alfabetizados e efetivar o cadastramento no “Brasil Alfabetizado”.
O secretário Saulo explicou que Aracruz não terá dificuldades de providenciar essa estrutura, e do mesmo modo, identificar esses alunos. “Trata-se de uma parceria entre o Governo Federal, Estadual e Municipal, e que todos estão bem empenhados e esforçados para tratar mais de perto estas ações educacionais, fazendo com que haja um grande avanço na gestão de informação e pedagógica. O estado por exemplo já mapeou e tem os indicadores dos alunos que têm o perfil deste programa. A cidade de Aracruz também conta muitas escolas, isto irá facilitar o acesso ao espaço para as aulas, principalmente na parte da noite. Serão mais de 70 professores que estarão à disposição”, explica.
O Brasil Alfabetizado (PBA) é um programa realizado pelo MEC há 10 anos e vem dando oportunidade à cidadania e o ao desejo de estudar para que o cidadão possa desenvolver-se na sociedade.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
Assessor de imprensa
Renato Lana
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz irá realizar consulta pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados de Corpus Christi, ponto facultativo e São João Batista
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial
- Educação: Família na escola reuniu pais e alunos em passeio ciclístico
- Polo UAB de Aracruz anuncia 20 vagas para curso técnico de Planejamento e Controle da Produção (EaD)
- Saúde publica 3ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: 75ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obra que integra sistema de esgotamento na região da Praça da Paz inicia nos próximos dias