Prefeitura de Aracruz alerta sobre surto de coqueluche que atinge o estado

Publicado em: 29 de janeiro de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz alerta sobre surto de coqueluche que atinge o estado

Embora a cobertura vacinal para coqueluche esteja acima da média nacional, todo estado do Espírito Santo está em alerta, já que uma epidemia da doença ronda a região. Em Aracruz, as equipes de saúde estão vigilantes e prontas para prestarem atendimento. Qualquer pessoa, seja criança, adolescente ou adulto, independente do estado vacinal, deve ficar atento porque a doença pode causar a morte.

Entre os sinais e sintomas da coqueluche ou tosse comprida estão: tosse seca, surtos de tosse, vômitos pós-tosse, coriza e febre baixa. As pessoas que apresentarem essas alterações devem procurar, imediatamente, a unidade de saúde mais próxima de casa, munidos do Cartão de Vacina.

 

A doença é transmitida da pessoa doente para a sadia, por meio de gotículas de secreção da tosse, espirro e ao falar, além de objetos contaminados recentemente com secreções do doente. O período de transmissão se estende de cinco dias após o contato com a pessoa, até três semanas após o início dos acessos de tosse típicos da doença, na fase catarral. A principal forma de prevenção da coqueluche é a imunização.

 

Mais informações:

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz

Vivian Camargo

vcamargo@aracruz.es.gov.br

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz

Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais: