Aracruz alerta sobre o aumento de casos de dengue

Com o objetivo de dar mais eficiência às ações de controle e combate à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Aracruz, alerta sobre o aumento de casos da doença no município. De janeiro até a 1ª quinzena de março foram notificados 144 casos, sendo 15 confirmados. Pensando nisso, o município destaca a importância de preencher a ficha de notificação sobre suspeita da doença assim que a consulta for realizada.
Segundo a secretária de Saúde, Nalva Bernadete Barros de Amorim, esse procedimento, apesar de ser obrigatório (Lei Estadual n° 6066/99), não é corriqueiro em clínicas e hospitais particulares, mas a população pode participar de forma efetiva. “O paciente pode colaborar pedindo para preencher a ficha de notificação logo após a consulta.” Ainda de acordo com Amorim, “a falta de informações precisas pode acarretar na não liberação de recursos do Governo do Estado. O carro fumacê, por exemplo, só poderá ser disponibilizado a partir de certo número de casos confirmados no município”.
O objetivo do preenchimento da ficha é mapear os locais com maior incidência da doença e buscar medidas mais resolutivas para o combate da dengue. No município, algumas unidades de saúde realizam esse procedimento e repassam os dados para a Semsa, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), para que possa ser feito um planilhamento da doença no município. Na sede, as unidades de saúde que realizam a coleta do exame são: Vila Rica, Guaxindiba e CAIC. No interior, a população pode procurar as unidades de Vila do Riacho, Barra do Riacho e Jacupemba.
É preciso ficar atento aos sintomas da doença:
- Dores de cabeça;
- Dores do corpo;
- Febre;
- Manchas avermelhadas pelo corpo.
A orientação da secretária de saúde é “procurar a unidade de saúde mais próxima assim que perceber os primeiros sintomas da dengue. É preciso também que a população exija do agente de saúde que vistorie sua casa, principalmente caixas d'água e calhas”.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Mayara Alvarenga
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Carnaval Aracruz 2025
- Aracruz recebe cadernos pedagógicos do projeto Rio Doce Escolar
- Prefeitura de Aracruz prestigia cerimônia de colação de grau dos cursos de Licenciatura em Física e Bacharelado em Biblioteconomia
- "Por uma educação antirracista" é tema de Audiência Pública com secretários municipais
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza censo detalhado
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 2ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Palestra vai orientar mulheres a iniciarem sua jornada empreendedora no dia 10 de março
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 13ª Chamada
- Operação bloqueio de transmissão
- Residencial Barra do Riacho: 5ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato