Prefeitura decreta a abertura oficial de 600 vagas dos cursos profissionalizantes

Publicado em: 26 de março de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura decreta a abertura oficial de 600 vagas dos cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o SENAI e PRONATEC, realizou ontem (25/03), às 19h, no auditório do SESC-Aracruz, a “aula inaugural” das 600 vagas oferecidas para os cursos profissionalizantes. A solenidade contou com a presença do prefeito Marcelo Coelho, do vice, Anderson Ghidetti, do presidente da Câmara, Erick Musso, dos secretários municipais de Desenvolvimento Social, Naciene Luiza Modenesi e de Educação, Saulo Meirelles, além do diretor da FINDES em Aracruz e região, João Batista Depizzol Neto e do gerente do SENAI/Aracruz, José Brás Viçose.

Um público de aproximadamente 400 pessoas compareceu ao local para conhecer a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

 

O objetivo da qualificação é expandir, interiorizar e democratizar a oferta dos cursos de educação profissional técnica de nível médio, de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e à distância. Também visa construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais e, desta forma, aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores.

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Naciene Luiza Modenesi, comentou sobre a qualificação e a procura para o preenchimento de todas as vagas. “Foram mais de 2.600 inscritos para o 1º semestre, porém teremos outras 600 vagas para o 2º semestre. Este é apenas um pequeno trabalho que estamos iniciando e ainda temos muito o que fazer pela frente. Isto mostra a importância de trazermos qualificação e capacitação para atendermos às exigências do mercado”, ressaltou.

 

O gerente do SENAI/Aracruz, José Brás Viçose, disse que o município tem uma escola de alta tecnologia para receber todos os alunos, a primeira a ser construída na gestão integrada de qualificação técnica profissional. “Se o aluno quiser estudar, esta é a chance de dar uma grande guinada na vida. Não importa somente o que é oferecido, o mais importante é o desempenho e a frequência de cada um”, explica. Já o diretor da FINDES em Aracruz e região, João Batista Depizzol Neto, garantiu que esta qualificação dará um grande retorno a todos e que o foco principal é a formação de mão de obra para o município. “Minha função é de gestão. Estou representando a Federação das Indústrias em Aracruz, fazendo o link com a regional. Nossa função é garantir que os trabalhadores fiquem na cidade, por isso queremos que todos os 600 inscritos terminem os cursos. Não podemos parar porque a tecnologia é dinâmica”, frisou.

 

Empreendedorismo e qualificação

 

O prefeito Marcelo Coelho quando proferiu suas palavras, lembrou de sua adolescência, quando ainda muito novo foi direto para o comércio. “Quero reforçar aqui a importância da qualificação e o espírito de empreendedorismo que cada um de vocês têm. Eu, por exemplo, fui direto para o comércio para depois entrar na vida pública. Quero pedir a todos vocês que ajudem a construir uma Aracruz mais alegre. Se dediquem e façam com amor.” Coelho garantiu que a prefeitura ainda fará muitas parcerias. “Este é apenas o primeiro passo. É o mínimo que estamos fazendo para dar oportunidade ao nosso povo, a nossa gente, por isso a mão de obra tem que ser da nossa terra. Não parem por aqui, continuem se qualificando”, comentou.

 

Para finalizar a solenidade, foi apresentado ao público, pela professora do SENAI, Aline Barros da Fonseca, um vídeo motivacional contando a história de superação de Rick Hoyt, um cadeirante com paralisia que desafiou até mesmo os médicos para participar de maratonas, triatlos e outros eventos esportivos.

 

Os cursos terão uma duração de aproximadamente quatro meses, com uma carga horária que varia entre 180h e 360h. Ele será voltado para pessoas com idade entre 16 e 59 anos. As aulas tiveram início no dia 11 de março e acontecem no SENAI de Aracruz.

 

Conheça os cursos:

 

Almoxarife: 25 vagas, carga horária de 180h;

Almoxarife de obras: 25 vagas, carga horária de 180h;

Aplicador de revestimento cerâmico: 25 vagas, carga horária de 180h;

Auxiliar administrativo: 25 vagas, carga horária de 180h;

Auxiliar de operações em logística: 25 vagas, carga horária de 180h;

Caldeireiro: 20 vagas, carga horária de 180h;

Costureiro industrial do vestuário: 20 vagas, carga horária de 220h;

Desenhista mecânico: 25 vagas, carga horária de 180h;

Eletricista industrial: 20 vagas, carga horária de 320h;

Encanador instalador predial: 20 vagas, carga horária de 200h;

Eletricista instalador predial de baixa tensão: 20 vagas, carga horária de 320h;

Mecânico de manutenção de máquinas industriais: 25 vagas, carga horária de 320h;

Mecânico de manutenção de máquinas de costura: 25 vagas, carga horária de 180h;

Mecânico de usinagem: 25 vagas, carga horária de 320h;

Modelista: 25 vagas, carga horária de 230h;

Operador de computador: 25 vagas, carga horária de 160h;

Soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga: 100 vagas, carga horária de 180h;

Soldador Mig/Mag: 50 vagas, carga horária de 180h;

Soldador no processo TIG em aço: 50 vagas, carga horária de 180h;

Torneiro mecânico: 25 vagas, carga horária de 180h.

Confira a galeria de fotos

 

Mais informações:

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo

vcamargo@aracruz.es.gov.br

 

Assessor de imprensa

Renato Lana

rfaria@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: