EDUCAÇÃO - Alunos com deficiência das escolas Placidino Passos e Ezequiel Fraga Rocha recebem ônibus adaptados

Publicado em: 16 de abril de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
EDUCAÇÃO - Alunos com deficiência das escolas Placidino Passos e Ezequiel Fraga Rocha recebem ônibus adaptados

A Secretaria de Educação, da Prefeitura de Aracruz, entregou na manhã de hoje (16/04), às escolas Placidino Passos e Ezequiel Fraga Rocha, dois novos ônibus escolares adaptados para alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida. Os veículos, doados pelo Governo do Estado, veio para reforçar o transporte escolar do município e atenderão, já neste mês, as duas escolas por possuírem um maior número de alunos com deficiência. A entrega foi feita na EMEF “Ezequiel Fraga Rocha”.

O vice-prefeito de Aracruz, Anderson Segatto Ghidetti, ressaltou a importância dos veículos na cidade. “Os ônibus vão trazer sem dúvida mais conforto para quem utiliza o transporte escolar e a prefeitura oferecerá um serviço adequado aos alunos que possuem deficiência física ou mobilidade reduzida. Esse é um dos primeiros passos que daremos em direção à acessibilidade de nossas crianças.”

De acordo com a gerente de Apoio Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Ipoliane Braga Dutra, esse repasse gira em torno de R$ 264 mil e será um incentivo para que esses alunos tenham acesso à escola. Os motoristas que farão o transporte das crianças participaram de uma capacitação no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros, em Vila Velha. Além disso, os alunos terão a ajuda de quatro monitores, sendo dois para cada ônibus, que os acompanharão durante todo o trajeto até as escolas.

Já o secretário de Educação, Saulo Meireles, afirmou que esta conquista para Aracruz representa uma nova fase no transporte escolar da educação e que a Secretaria vem se empenhando para atender as necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiência, estreitando o relacionamento com o Governo do Estado para atender essa demanda.

A diretora da EMEF “Ezequiel Fraga Rocha”, Penha Casotti Flores, explicou que este esforço terá como foco os resultados de aprendizagem dos alunos, fazendo com que o transporte escolar de qualidade garanta o direito de aprender a essas crianças, assegurando-lhes os serviços especializados indispensáveis para um bom desempenho acadêmico dos educandos.

 

Constituição Federal e o Estatuto da Pessoa com Deficiência

 

O artigo 205 da Constituição Federal afirma que a educação é direito de todos. No entanto, para que todos, inclusive os alunos com deficiência que possuem mobilidade reduzida, tenham acesso, permanência e desenvolvimento nos espaços escolares, os sistemas de ensino devem garantir o serviço de transporte escolar adequado a esses sujeitos. Já o Estatuto da Pessoa com Deficiência, em seu artigo 40, parágrafo VII, também assegura às pessoas com deficiência a oferta de transporte escolar coletivo adequado.

 


Mais informações:

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo

vcamargo@aracruz.es.gov.br

 

Assessor de imprensa

Renato Lana

rfaria@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: