ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS - Agentes do sistema de segurança da Prefeitura de Aracruz participam de capacitação

Publicado em: 02 de maio de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: O gerente da Defesa Social e Segurança Pública, Jadilson Nunes Fraga e o Major Rísperi, do 5º BPM, que instruiu os agentes a prestarem atenção a todo movimento suspeito próximo às escolas
ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS - Agentes do sistema de segurança da Prefeitura de Aracruz participam de capacitação

Os agentes do videomonitoramento e Patrulha Escolar que integram o sistema de segurança da Secretaria Municipal de Administração (Semad), da Prefeitura de Aracruz, participaram na última segunda-feira (29/04), no auditório do CISA, e na terça-feira (30/04), no auditório do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de palestras com o objetivo de instruir e capacitá-los para uma melhor realização do trabalho.

 

Esta capacitação, que foi realizada pela Gerência de Defesa Social e Segurança Pública (GDSSP), da Semad, foi ministrada, no primeiro dia, pelo Delegado de Polícia Civil, Dr. Leandro Barbosa, que exaltou a importância do programa da Patrulha Escolar e do videomonitoramento dentro do contexto da segurança pública. “É importante que ocorra este estreitamento de trabalho das polícias Civil e Militar, juntamente com os agentes da Prefeitura, pois esta integração irá trazer um melhor rendimento e desempenho das funções desses agentes de segurança.”

 

Já na segunda palestra, ministrada pelo Major Rísperi, do 5º BMP, foram abordadas normas a serem seguidas pelos agentes do videomonitoramento como o sigilo, a imparcialidade na detecção de imagens e o comprometimento funcional. Com relação aos patrulheiros, o Major os instruiu a prestarem atenção nas movimentações próximas às escolas e ao uso de suas viaturas dentro do que é determinado pelas Leis do Código de Trânsito, assim como o contato direto com os militares diante de toda e qualquer ação suspeita.

 

O gerente da Defesa Social e Segurança Pública, Jadilson Nunes Fraga, comentou sobre os trâmites legais que norteiam as diretrizes desses agentes municipais. Para ele, essa capacitação serviu também para instruí-los sobre a delimitação de suas áreas de atuação para que suas funções não sejam extrapoladas, por exemplo. “Eles não têm poder de polícia, mas tem o poder de estado. Somente pelo fato deles estarem presentes nas portas das escolas, já é um fator determinante para intimidar e coibir a presença de traficantes ou brigas entre os alunos”, explica.

 

Fraga disse ainda que as palestras foram bem aproveitadas, trazendo mais confiança e disciplina aos agentes, mostrando a todos eles que o trabalho de cada um é de extrema importância, mesmo sendo delimitado, justamente pela interação deles com a polícia. “Eles gostaram e acharam muito proveitoso. Antes havia um certo receio por parte deles pela delimitação de suas funções, agora eles tomaram conhecimento de que esta interação com a força policial exige sigilo na hora da divulgação tanto de imagens quanto de informações”, esclarece.

 

Ao todo, 30 agentes passaram por esta capacitação que ainda contou com a presença do prefeito Marcelo Coelho, do secretário de Educação, Saulo Meirelles, e do coordenador do Videomonitoramento, Nelson Bergue. A gerência de Defesa Social e Segurança Pública, da Prefeitura de Aracruz, ainda informou que o delegado Dr. Leandro sugeriu que fosse feito a cada dois meses novas reuniões entre a polícia e os agentes para fortalecer esse elo e facilitar a integração entre ambas as forças de segurança pública.

 

 

Mais informações:

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz

Vivian Camargo

vcamargo@aracruz.es.gov.br

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz

Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br

 

Compartilhe em suas redes sociais: