SAÚDE - Campanha de vacinação contra a paralisia infantil segue até dia 21 de junho

Publicado em: 11 de junho de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
SAÚDE - Campanha de vacinação contra a paralisia infantil segue até dia 21 de junho

Pais ou responsáveis que não levaram as crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) para vacinar contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, ainda está em tempo. É só procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, até o dia 21 de junho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com o cartão de vacina em mãos. Até o momento, foram imunizadas mais de 2,5 mil crianças, mas a meta da Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz é vacinar 5.990, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Segundo a coordenadora da Seção de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Valquíria Duarte Carneiro Scarpati, a participação da comunidade ainda é considerada pequena, por isso todos os pais e responsáveis devem ficar atentos para não perderem o prazo da campanha. “Embora a poliomielite esteja ausente no país, ela pode voltar, trazendo perigo a toda população. Vacinar seu filho é um ato de amor”, disse.

 

No sábado (08/06), aconteceu o dia D da campanha em todo o município. Todas as unidades de saúde estiveram abertas, além dos postos móveis que foram montados no Supermercado Kinkas, no bairro Vila Nova, e Supermercado Oriundi. O evento foi animado pelo Zé Gotinha e sua turma, com distribuição de pipoca e algodão doce, além de pula-pula. Estiveram presentes no dia D, o vice-prefeito, Anderson Ghidetti, a secretária Municipal de Saúde, Nalva Bernadete Barros de Amorim e o subsecretário de Saúde, Anderson de Paula Santos Pereira.

 

A vacina

 

Não há contraindicação absoluta sobre a administração da vacina, mas é preciso evitar a vacinação de crianças nas seguintes situações: portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC; com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina; e crianças que, em doses anteriores, apresentaram reação anormal à vacina.

 

Confira as fotos do Dia D de Vacinação.

 

Mais informações:

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz

Vivian Camargo

vcamargo@aracruz.es.gov.br

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz

Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: