Abertas as inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Educação

Publicado em: 28 de junho de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Abertas as inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Educação

Na próxima semana (2 a 4/7), educadores de Aracruz participam da 2ª Conferência Municipal de Educação, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de promover uma educação de qualidade no Brasil. O evento é voltado para estudantes, professores, gestores, entidades ligadas à educação. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

Trata-se de uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação (Conae), marcada para fevereiro de 2014, em Brasília. A etapa municipal abre uma discussão importante sobre as responsabilidades, os compromissos e as diretrizes das políticas educacionais a serem desenvolvidas, a fim de consolidar uma unidade nacional de ensino.

A abertura da conferência será no Sesc, que fica no centro da cidade. As atividades dos demais dias acontece no auditório da Faacz, em Aracruz.

 

Participação democrática

A subsecretária de Educação, Acácia Gleci do Amaral Teixeira, falou sobre a importância da realização desta conferência no município: “É um espaço democrático e aberto pelo poder público, articulado com diversos segmentos da sociedade civil organizada onde serão discutidas questões referentes à elaboração do Plano Municipal de Educação e as propostas específicas para cada um dos eixos que compõem esse plano”.

 

Para o secretário de Educação, Saulo Meirelles, a participação da sociedade civil e do poder público neste processo é fundamental. “Essa interação resultará na construção de propostas de forma democrática, que é um dos objetivos da Conferência Municipal de Educação onde todos poderão participar no desenvolvimento da educação no nosso município”, destacou.

Fórum Municipal de Educação
A 2ª Conferência Municipal de Educação foi organizada por meio do Fórum Municipal de Educação, que aconteceu em maio. Na ocasião, participaram professores, representantes de entidades, movimentos sociais, conselhos de educação e órgãos ligados ao setor educacional.

No Fórum, foram apresentadas propostas para melhorar a educação básica, superior, profissional e tecnológica, além das demais modalidades de ensino, com base no Documento-Referência da conferência. Esse documento propõe um Plano Nacional de Educação (PNE), a partir da Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

Compartilhe em suas redes sociais: