Professores e pedagogos da rede municipal de Aracruz participam do III Simpósio em Alfabetização, Leitura e Escrita na Ufes

Centenas de educadores de todo o estado, dentre eles, sete professores e quatro pedagogos da rede municipal de ensino de Aracruz, participaram na última terça-feira (10/9) e quarta-feira (11/9), no Teatro Universitário da Ufes, do III Simpósio em Alfabetização, Leitura e Escrita, cuja temática abordada foi “Leitura e Produção de Textos: a qualidade que queremos”.
Para a Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), a temática deste Simpósio permite reafirmar aspectos positivos em relação à Formação Continuada de Professores, que vem debatendo, significativamente, questões acerca da alfabetização, da leitura e da escrita nas escolas da rede, eixos esses presentes, também, na proposta do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Ainda segundo a Semed, oferecer esta oportunidade para a participação de seus educadores no Simpósio é um momento de formação e estudo, que proporciona um fortalecimento para as experiências inovadoras no ensino da linguagem, da leitura e da escrita, em diferentes níveis e modalidades da Educação Básica.
A professora Viviane de Souza Reis, uma das coordenadoras do “Comunidade de Leitores”, projeto institucional do município, também vem atuando na formação de professores. Ela identificou no Simpósio uma oportunidade para divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, como realização de oficinas de produção de textos, com o intuito de subsidiar o trabalho desenvolvido acerca da leitura e da produção textual nas escolas.
Relato de Experiência
A professora marcou presença no evento com a aprovação de seu trabalho pela Comissão e Comitê Científico do Simpósio. Na ocasião foi apresentando um “Relato de Experiência” intitulado “A importância dos gêneros textuais para a formação de leitores competentes: formação de professores no município de Aracruz”.
O trabalho destacou as reflexões que estão sendo debatidas nos encontros de formação de professores em produção textual no município de Aracruz, ressaltando aspectos importantes acerca das garantias necessárias para que os educandos ampliem seus conhecimentos e competências em relação à leitura e à produção textual.
Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Operação bloqueio de transmissão
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 14ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 61ª Chamada
- Primeira Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 discute a verificação do cartão vacinal e o combate às arboviroses
- Planejamento coletivo: professores da Emef Luíza Silvina participam de estudo sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar
- Aracruz presencia assinatura do projeto de lei que estabelece a governança do Plano ES 500
- Audiência Pública sobre o empreendimento Escola SESI de Referência
- Residencial Barra do Riacho: 6ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz na mira: Gigante de montadora chinesa atraca em Barra do Riacho
- Carnaval Aracruz 2025