Palestra com a Dra. Aricélia Ribeiro do Nascimento marca o Seminário da Educação Infantil

Publicado em: 08 de novembro de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: A professora Dra. Aricélia Ribeiro do Nascimento, assessora técnica do MEC, durante sua palestra. Foram feitas indagações sobre o currículo, a essência da educação, que deve refletir na formação integral do sujeito
Palestra com a Dra. Aricélia Ribeiro do Nascimento marca o Seminário da Educação Infantil

Durante a manhã desta sexta-feira (8/11), aproximadamente 300 profissionais, entre professores, diretores e pedagogos da Secretaria de Educação da prefeitura de Aracruz participaram do Seminário da Educação Infantil.

O evento contou ainda com as presenças do vice-prefeito Anderson Ghidetti, do secretário e subsecretária de educação, Saulo Meirelles e Acácia Gleci do Amaral, além da coordenadora da educação infantil Maria Aparecida Favalessa e da presidente do Conselho Municipal de Educação Teresa Margarida Pirchinee.

Durante os pronunciamentos, Saulo Meirelles elogiou toda sua equipe por conseguir colocar o município de Aracruz como referência em educação no estado. “A educação é uma responsabilidade que deve ser levada para todo o país. Nossa educação infantil já conseguiu atingir 2.600 crianças, porém ainda temos a obrigação de levar esse número em escalas ainda maiores, e para isso temos uma equipe qualificada que nos ajudará a avançar em vários aspectos”, comenta.

 

Já o vice-prefeito Anderson fez questão de lembrar que os professores da rede municipal devem ser mais valorizados e que reconhece a importância do profissional de educação. “Precisamos lembrar desses profissionais tanto na questão salarial, quanto estrutural, por isso estamos reformando nossas escolas e construindo outras”. O vice-prefeito ainda lembrou de um ditado francês que diz que a formação da personalidade humana se dá até os 6 anos de idade, por isso a importância em fomentar cada vez mais a educação infantil, base da formação integral do aluno.

 

Contação de história

Após as considerações iniciais, foi a vez da professora Cléia Plaster Camponês da CMEI Epifânio Pontin, demostrar uma contação de história. Com o tema “Campo Santo” de Bia Bedron, a professora contou a história de um menino teimoso que sempre fazia o contrário do que lhe era pedido.

Ao ser argumentada sobre o porquê de sua performance, ela comentou sobre a importância de se contar histórias às crianças. “Existem várias formas de contar histórias. É algo que encanta nossas crianças e contribui para estimular o universo da fantasia”. De acordo com Cléia, esta metodologia é importante porque promove na criança uma formação de valores que não seria alcançada sem esse contato com o mundo da imaginação.

 

Infância e Currículo
O tema central do Seminário, foi a palestra “Infância e Currículo”, ministrada pela professora Dra. Aricélia Ribeiro do Nascimento, assessora técnica do MEC, que realizou um debate para aprofundar os conhecimentos sobre o universo da infância.

Ela iniciou sua apresentação fazendo indagações sobre o currículo, a essência da educação, que deve refletir na formação integral do sujeito para que ele se aproprie da formação de conceitos. Para a Aricélia, a educação infantil deve refletir na educação básica, na identidade do aluno e em seu desenvolvimento, pois ela trata de questões da formação humana.

Na educação infantil, não temos alunos, temos crianças em formação, o termo aluno é uma questão administrativa. Quando recebemos essas crianças devemos observar com quem iremos trabalhar, alunos ou pessoas, e desta forma, traçamos o currículo a ser desenvolvido”, comenta.

O compromisso, segundo a professora, é desenvolver esse currículo com ética, responsabilidade e respeito, para que os futuros alunos se apaixonem pela aquisição de conhecimentos. Para que isso ocorra, o profissional da educação infantil deve se abrir para outras áreas de estudo como a psicologia, a neurociência e a antropologia.

Principais questões abordadas
Durante toda a palestra, as principais questões abordadas foram a função simbólica, a capacidade imaginativa da espécie humana e sua memória, assim como a capacidade humana em construir e ampliar conceitos.

Outros temas abordados foram o tempo de aprendizagem e o desenvolvimento dos conceitos, além do próprio currículo, a apropriação do conhecimento, informações e atividades de estudo.

 

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz


Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: