Professores e pedagogos da rede municipal de ensino participam do primeiro seminário do PNAIC em Aracruz
Com o tema “Infância, Currículo e Alfabetização”, aconteceu no último sábado (9/11) o 1° Seminário Municipal de Educação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encontro contou com a participação de estudantes do curso de Pedagogia e aproximadamente 170 profissionais da área da educação. O objetivo foi promover a reflexão sobre as práticas de alfabetização e currículo, estimular a troca de experiências significativas na alfabetização, ampliar e socializar conhecimentos.
O seminário contou com relatos de experiências realizados em sala de aula com os temas “Práticas de Leitura e Escrita”, “Contribuições da Formação do PNAIC” e “Projeto Teatro de Sombras”. A palestra foi ministrada pela assessora técnica do Ministério da Educação (MEC), professora Dra. Aricélia Ribeiro do Nascimento.
Para o secretário de Educação Saulo Meirelles, “só se avança com comprometimento. Esse programa é muito importante e vamos cumprir nossa meta de alfabetizar nossas crianças até os oito anos de idade”. Para o prefeito, os educadores têm papel fundamental e extraordinário na sociedade. “As dificuldades enfrentadas na área da Educação são muitas, mas estamos lutando para oferecer educação inclusiva e de qualidade para todos.”
A professora Iranilda Barbosa Nunes destacou que o PNAIC a ajudou a obter mais experiência com as dicas e orientações recebidas por meio do programa. “O PNAIC nos ajudou a organizar melhor nosso material pedagógico e isso tem refletido positivamente nos alunos e em seus resultados.
O evento também contou com a presença da subsecretária de Educação, Acácia Gleci do Amaral Teixeira, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Tereza Margarida Pirchiner e da coordenadora municipal do PNAIC, Raldinéia Marim Sarmenghi.
Números do PNAIC em Aracruz
4.000 alunos
156 professores
14 pedagogos
32 escolas envolvidas
184 turmas
O PNAIC é o maior programa de alfabetização do Governo Federal, em parceria com os municípios. Surgiu para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. A realização do seminário é obrigatória em todos os municípios que aderiram ao pacto, fazendo parte da carga horária da formação dos professores.
Secretaria de Comunicação de Aracruz
Mayara Alvarenga
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento