Prefeito Marcelo Coelho sanciona lei que reclassifica a Reserva Ecológica dos Manguezais Piraquê-açu e Piraquê-mirim
A lei nº 3.739/2013, sancionada pelo prefeito Marcelo Coelho, alterou a categoria da unidade de “Conservação Reserva Ecológica” dos Manguezais Piraquê-açu e Piraquê-Mirim para a categoria de “Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal” Piraquê-açu e Piraquê-Mirim.
Trata-se de uma área natural, com aproximadamente 2.080 hectares, que abrange povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem em seu entorno.
Desta forma, essa reclassificação vem com a finalidade de atender os estudos técnicos de reavaliação expostos no Plano de Manejo, que é uma obrigação prevista no art.55, da lei Federal nº 9.985/2000, que regulará a posse e o uso das áreas ocupadas pelas comunidades tradicionais, que deverão participar da preservação, recuperação, defesa e manutenção da unidade de conservação.
A reserva vem com o objetivo de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação. Ela contribui para o uso sustentável da unidade, preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Competência do poder público
A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) tem a competência de administrar e fiscalizar a reserva. Também cabe à administração pública firmar convênios com órgãos e entidades públicas e privadas para viabilizar a implementação e a gestão da Unidade de Conservação.
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-açu e Piraquê-Mirim será gerida por um Conselho Deliberativo e presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituídos por exemplo, por representantes dos órgãos públicos, da comunidade científica, órgãos não governamentais ambientais, além de associações de moradores de comunidades do entorno.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento