Empresários e comerciantes de Aracruz participam de encontro para Prestação de Contas do município
Os empresários e comerciantes de Aracruz puderam acompanhar na manhã desta quarta-feira (18/12), no auditório da Estel, uma Prestação de Contas da atual administração. No início da reunião, todos os presentes puderam ver um vídeo institucional que mostrou o potencial econômico e turístico do município.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilton Ferreira, apresentou o atual modelo de governança municipal com a nova metodologia de trabalho e os recursos para o Orçamento Cidadão 2014/2015 aprovado em 10 milhões de reais. “Esta reunião vem com o objetivo de realizar a prestação de conta das ações realizadas em 2013 e do Orçamento Cidadão.
O novo modelo de governança será embasado em um “tripé”, composto por um comitê temático de políticas sociais, de atividades meio e de infraestrutura, todos direcionados para um comitê estratégico. Com a nova metodologia, a primeira mudança foi levar o governo até as comunidades e dividir os recursos por microrregiões.
De acordo com Gilton, havia reclamação por parte dos munícipes que cobravam a realização de mais reuniões de prestação de contas por parte da administração municipal. “Não era uma prática sistemática e constante a ocorrências dessas reuniões. Desta forma, pretendemos realizá-las a cada semestre”, comenta.
Ainda segundo o secretário, o descrédito era grande em função das obras, que antes eram planejadas, porém não eram executadas. Para ilustrar a situação, foi elaborado um gráfico contendo uma relação de 250 obras realizadas entre os anos de 2006 e 2012. Dessas obras, 53% não foram finalizadas.
O prefeito Marcelo Coelho, durante sua fala, apresentou todas as ações já realizadas pelo seu governo e destacou os esforços das secretarias e importantes resultados como o destaque nacional que o município obteve no programa Gestor Eficiente de Merenda Escolar, além da realização de um número muito maior de consultas e exames médicos comparando com o ano de 2012, projeto Saúde na Praça, construção de mais casas populares, dentre outras ações.
Após a apresentação, o prefeito sanou algumas dúvidas dos participantes como a concessão de área para micro e pequenos empresários, além da infraestrutura a ser fornecida. Ele também ouviu sugestões e críticas construtivas para a elaboração de uma política mais participativa e eficiente.
Moradores de Coqueiral e região conhecem obras do Orçamento Cidadão
Na terça-feira (17/12), na Oficina de Artes de Coqueiral, moradores do bairro e orla conheceram as obras do Orçamento Cidadão 2014/2015 que irão contemplar a região.
Em Coqueiral, a população vai receber uma Câmara Mortuária. Na Praia do Sauê, a comunidade receberá a reforma geral da praça, além da contrução de uma quadra coberta. Em Barra do Sahy, será construída uma caixa d’água na Cohab.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Operação bloqueio de transmissão
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 14ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 61ª Chamada
- Primeira Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 discute a verificação do cartão vacinal e o combate às arboviroses
- Planejamento coletivo: professores da Emef Luíza Silvina participam de estudo sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar
- Aracruz presencia assinatura do projeto de lei que estabelece a governança do Plano ES 500
- Audiência Pública sobre o empreendimento Escola SESI de Referência
- Residencial Barra do Riacho: 6ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz na mira: Gigante de montadora chinesa atraca em Barra do Riacho
- Carnaval Aracruz 2025