Aracruz conta com aproximadamente 1,5 mil quilômetros de estradas vicinais
De acordo com informações da Secretaria de Agricultura, da Prefeitura de Aracruz, atualmente o município conta com 1,5 mil quilômetros de estradas vicinais. Para sua manutenção são realizados serviços com equipamentos como patrol, retroescavadeira, rolo compactador, caminhão-pipa, solo-brita, pedra marruda e manilhas.
Esses serviços são realizados durante todo o ano. Porém, com as recentes chuvas, a Prefeitura tem tido um trabalho muito mais intenso em sua recuperação. Estão sendo usadas principalmente escavadeiras hidráulicas, manilhas e solo brita.
Pavimentação
Em outubro do ano passado, o prefeito Marcelo Coelho, em parceria com governador Renato Casagrande, lançou o edital para elaboração dos projetos de pavimentação de dois trechos de 15 quilômetros, que ligam Jacupemba a Rio Francês e Picuã à ES-124 (Grapoama), dentro do Programa de Pavimentação de Estradas Rurais do Espírito Santo “Caminhos do Campo”.
O asfalto passará por Córrego São José, facilitando o escoamento da produção agrícola, a valorização das propriedades e o turismo na região, além de sanar o problema da poeira e lama.
Ao todo, 43 municípios do Estado foram beneficiados com projetos e obras do programa “Caminhos do Campo”, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.
História
A estrada vicinal mais antiga de Aracruz é a que liga o distrito de Santa Rosa à sede do município. Sua extensão é de aproximadamente 15 km. Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Almir Vianna, essas estradas tem uma grande influência e importância para a cidade. “Nossas estradas vicinas permitem que a população dos distritos e da região rural tenham acesso à sede administrativa tanto para o escoamento da produção agrícola, quanto para usufruir do comércio local, além do atendimento aos serviços públicos”, comenta.
Estradas Vicinais
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), estradas vicinais são vias de acesso às pequenas vilas, fazendas e sítios, ou caminhos que ligam povoações relativamente pequenas e próximas. Adicionalmente, são compostas por solo exposto, sem pavimentação asfáltica. São usadas para o escoamento da produção agrícola, transporte coletivo, escolar e transporte de produtos primários.
Dessa forma, o desenvolvimento econômico e social de um município com influências rurais depende da existência dessas estradas. Sem elas podem ser acarretados prejuízos como perda de produtos perecíveis, ausência de alunos e professores nas escolas, impossibilidade de atendimento médico, aumento dos custos nos transportes de produtos agrícolas, além de estimular o êxodo rural.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Operação bloqueio de transmissão
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 14ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 61ª Chamada
- Primeira Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 discute a verificação do cartão vacinal e o combate às arboviroses
- Planejamento coletivo: professores da Emef Luíza Silvina participam de estudo sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar
- Aracruz presencia assinatura do projeto de lei que estabelece a governança do Plano ES 500
- Audiência Pública sobre o empreendimento Escola SESI de Referência
- Residencial Barra do Riacho: 6ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz na mira: Gigante de montadora chinesa atraca em Barra do Riacho
- Carnaval Aracruz 2025