Trio Nordestino é a atração nacional do Projeto Verão Aracruz 2014 neste fim de semana

Publicado em: 06 de fevereiro de 2014
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: O Trio Nordestino é o autêntico representante do forró pé de serra e da boa música popular brasileira. Criado em 1958 em Salvador, a banda iniciou a formação clássica do forró: um sanfoneiro, um zabumbeiro e um triângulo para dar o toque especial.
Trio Nordestino é a atração nacional do Projeto Verão Aracruz 2014 neste fim de semana

Dando prosseguimento ao “Projeto Verão Aracruz 2014, Uma Festa de Ritmos, Cores e Sabores”, a agenda deste fim de semana contará com shows nesta sexta-feira (7/2) e sábado (8/2) em Barra do Sahy. Já Santa Cruz receberá a 20ª edição do “Vitória Cine Vídeo Itinerante – Rota Verão” na sexta e shows no sábado.

A primeira atração será a banda Kalifa, que se apresentará a partir das 21h em Barra do Sahyh. Em sequência é a vez do Trio Lubião. No sábado tem Trio Mafuá, também a partir das 21h, que irá abrir o show da atração nacional “Trio Nordestino”. Em Santa Cruz, o Vitória Cine Vídeo Itinerante será a partir das 20h, e no sábado, às 21h, acontece o show de Léo Mai, em sequência é a vez da banda Dallas Company.

Trio Nordestino
O Trio Nordestino é o autêntico representante do forró pé de serra e da boa música popular brasileira. Criado em 1958 na cidade de Salvador, o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró: um sanfoneiro, um zabumbeiro e um triângulo para dar o toque especial. Os fundadores Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo) lançaram o primeiro disco em 1962, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão. O grupo ganhava então a benção do rei do baião: Luiz Gonzaga.

Os primeiros discos saíram pela gravadora Copacabana e trazia canções de Gordurinha (“Pau-de-arara É A Vovozinha”, “Carta 100 Erros”, “Carta A Maceió″), Antônio Barros (“Chililique”, “Forró Pesado”, “Procurando Tu”), a iniciante dupla Dominguinhos-Anastácia (“Conversa De Motorista”), além do próprio Lindú, nome artístico de Lindolfo Barbosa.

Procurando Tu” foi o maior sucesso do Trio Nordestino, no início dos anos 70, fazendo o que as companhias de disco hoje chamam de crossover, ou seja, pulou da parada sertaneja para as rádios dos mais diversos segmentos, arrombando a festa. Na TV, tornaram-se frequentadores assíduos de Chacrinha e Flávio Cavalcanti chegando a vender cerca de um milhão de discos.

Atualmente o grupo é formado pelos herdeiros musicais Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú, um dos fundadores do grupo), Coroneto – zabumba (neto de Coroné, também fundador da banda) e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú).

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel.
(27) 3296-4567
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: