Alunos da rede municipal de ensino recebem palestra sobre a Campanha pelo Desarmamento
Aracruz recebeu nesta semana, de terça a quinta-feira (27,28 e 29/05), a Campanha pelo Desarmamento, uma ação em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que objetiva reduzir a criminalidade e os índices de homicídios.
Durante esses três dias, as ações contra o desarmamento aconteceram na praça São João Batista com uma tenda armada para receber as armas dos cidadãos. Em uma ação paralela, o Assessor Especial da Sesp, Paulo Morais, promoveu palestras em três escolas municipais, Placidino Passos, Eurípedes Nunes e Ezequiel Fraga Rocha.
Alunos de turmas do 7º, 8º e 9º ano tiveram uma aula educativa para serem conscientizados do perigo que é ter uma arma de fogo em casa. Paulo Morais, que também é pedagogo, e por isso, tem muito conhecimento do papel da educação, disse que as palestras funcionaram como um momento de interação, com espaço aberto para que as crianças e adolescentes, pudessem tirar dúvidas com perguntas e opiniões.
“Todos os alunos encaram de uma forma muita aberta e positiva, além de serem bem receptivos, mesmo se tratando de um assunto tão polêmico. Nós tentamos fazer com que todos entendessem que uma arma de fogo em casa é uma falsa impressão de segurança”, comenta.
Durante as palestras, que foram divididas em cinco momentos, cada uma com 30 minutos, foi feita uma apresentação em slides com fotos e notícias de acidentes fatais ocorridos dentro de residências, justamente em função da presença de armas de fogo. Dessa forma, a ideia principal da interação com os alunos, foi propagar a paz, e fazer com que cada criança ou adolescente possam fazer o papel de multiplicadores da ideia, passando-a para amigos e familiares.
Ao fim de cada palestra todos os alunos receberam um boné e uma fitinha, sendo que muitos levaram e entregaram suas armas de brinquedo. Como nesta quinta-feira (29/05), será o último dia da presença dos funcionários da Sesp, quem se interessar, o desarmamento ainda continuará nas dependências da delegacia, no centro
O desarmamento
Ao todo, durante a campanha, foram recolhidas em Aracruz nove armas, sendo quatro longas como rifles e cinco curtas como revólveres. Qualquer pessoa pode fazer a entrega voluntária de armas de fogo sem que haja punição. A entrega é indenizada com o valor que pode variar de R$ 150,00 a R$ 450,00, conforme a arma de fogo, que é liberado para saque 24 horas após a entrega, ficando disponível por um período de 30 dias. O cidadão recebe um protocolo para realizar o saque em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, quem deseja entregar o armamento não é identificado.
Para realizar o transporte legal da arma é preciso retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma no site da Polícia Federal. Ela também deve estar descarregada e embalada.
Com o relançamento da Campanha do Desarmamento, 53 postos de coleta de armas estão à disposição da população em todo o Estado em unidades das polícias Militar, Civil, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
Até o final de 2014, o posto itinerante estará nos municípios de Linhares, São Mateus, Pedro Canário, Marataízes, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Afonso Claudio, Colatina, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Nova Venécia e Montanha.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4045
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Residencial Barra do Riacho: 7ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Carnaval Aracruz 2025 se despede da orla
- Operação bloqueio de transmissão
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 14ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 61ª Chamada
- Primeira Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 discute a verificação do cartão vacinal e o combate às arboviroses
- Planejamento coletivo: professores da Emef Luíza Silvina participam de estudo sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar
- Aracruz presencia assinatura do projeto de lei que estabelece a governança do Plano ES 500
- Audiência Pública sobre o empreendimento Escola SESI de Referência
- Residencial Barra do Riacho: 6ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato