Serviço de Assistência à Saúde Mental é oferecido em Aracruz
A rede assistencial de Aracruz oferece a seus munícipes o “Programa de Saúde Mental”, serviço de atendimento multiprofissional a pessoas com algum transtorno mental ou sofrimento psíquico. Caracteriza-se como um atendimento especializado, sendo um serviço de saúde da Atenção Secundária.
Uma equipe composta por médicos clínico e psiquiatra, psicólogos, terapeuta ocupacional, instrutor de oficina terapêutica, assistente social e enfermeiro fica responsável por atender e prestar assistência a qualquer pessoa que apresentar algum problema de ordem mental.
O Programa de Saúde Mental é oferecido na rua Ernesto Maioli, nº 4, no bairro Bela Vista de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone para contato é o 3256-6050. A pessoas também pode se informar pelo e-mail semasa.smental@pma.es.gov.br.
A demanda atendida é caracterizada por usuários (adolescentes e adultos) com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas e transtornos mentais graves e persistentes.
Aqueles que possuem demanda por atendimento psiquiátrico em decorrência de transtornos mentais leves e moderados são encaminhados para atendimento com Psiquiatra no CEMA (Centro de Especialidades Médicas de Aracruz) e suas respectivas unidades de saúde dão suporte no andamento do tratamento.
Entretanto, em casos graves, como surtos ou tentativas de suicídio, deve-se procurar o pronto atendimento no hospital Maternidade São Camilo.
Após avaliação do psicólogo ou médico da Unidade Básica de Saúde e identificada a necessidade de atendimento com médico especialista, os pacientes são referenciados/encaminhados para o Programa de Saúde Mental ou para o CEMA, conforme diagnóstico inicial.
De acordo com a Secretária de Saúde, Nalva Bernadete Barros de Amorim, toda e qualquer pessoa pode ser acometida por transtornos mentais ao longo da vida. “O problema de ordem mental pode surgir em qualquer fase da vida, tanto crianças, adolescentes, adultos ou idosos, pela vivência de perdas ou episódios de grande sofrimento”, explica.
Ainda segundo Nalva, fatores como o envolvimento com álcool e outras drogas também podem ser indicativos de um futuro comprometimento mental. “Com o devido tratamento e assistência, essas pessoas podem retomar suas atividades cotidianas e profissionais”.
Todo ser humano, em algum momento, pode sentir alterações do humor, ou sentimentos como tristezas, angústias, medo, ansiedade, agitação, insônia e irritação. Casos esses sinais se tornem persistentes, impedindo a realização de alguma atividade, um psiquiatra deverá ser consultado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento