Melhoradores de material reciclado participam de palestra sobre cooperativismo
A Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES) realizou na noite desta terça-feira (17/12), na Pousada Quirino, em Barra do Riacho, uma palestra sobre o cooperativismo destinada aos "melhoradores de material reciclado" do município de Aracruz.
A OCB/ES é uma entidade sindical patronal, sem fins lucrativos que busca a defesa e representação legal das suas cooperativas registradas, promovendo a autogestão e prestando serviço ao sistema cooperativo do estado. Foi fundada em 1970 e hoje conta com aproximadamente 150 cooperativas registradas.
De acordo com a presidente da Cooperativa de Recicladores de Aracruz, Júlia de Oliveira Dias, existe um interesse comum em se criar e oficializar uma cooperativa de recicladores no município.
Pensando em concretizar e oficializar a ideia, esta palestra, que foi ministrada pelo Analista Contábil Victor Lima e pelo Analista Técnico Creiciano Paiva, teve como objetivo apresentar e dar conceito ao termo “Cooperativismo”, mostrar os direitos e deveres dos cooperados, tirar suas dúvidas e verificar se existe uma real intenção em dar prosseguimento com uma cooperativa.
Durante a palestra, os recicladores puderam acompanhar tudo o que envolve a cooperação, como seus requisitos, vantagens, fatores que dificultam a formação de sua identidade, diferenças básicas entre as cooperativas e associações, além de seus princípios, valores e estrutura hierárquica.
Desta forma, com a criação de uma Cooperativa de Recicladores em Aracruz, esta será acompanhada e terá todo o suporte necessário da OCB/ES para que seu crescimento seja ordenado, sadio e trilhe caminhos corretos.
A Cooperativa
Cooperativa é uma associação autônoma de pelo menos 20 pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.
Já a Cooperativa de Trabalho, que é o caso da cooperativa de reciclagem, é aquela, que, construída entre operários de uma determinada profissão ou oficio, ou de oficios variados de uma mesma classe, tem como finalidade primordial melhorar o salário e as condições de trabalho pessoal de seus associados e, dispensando a intervenção de um patrão ou empresário, se propõem a contratar obras, tarefas, trabalhos ou serviços públicos e particulares, coletivamente por todos ou por grupo de alguns.
A municipalidade
A atual administração tem trabalhado em função da implantação da Coleta Seletiva em todo o município. Em julho de 2013 foi assinado o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) junto ao Ministério Público do Estado.
É previsto no TCA a inserção social em forma de cooperativa ou associação dos então chamados "catadores de materiais recicláveis", que em Aracruz receberam o nome de “Recicladores e Melhoradores de Materiais Recicláveis”.
A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (Gerência de Limpeza Pública), tem realizado trabalhos convidando pessoas que desejam participar e compor a cooperativa.
Inicialmente houve grandes dificuldades em função do município não dispor de "catadores", sendo que, o que existia era somente alguns sucateiros que não se interessaram em participar do projeto.
Porém, hoje já existem 21 pessoas registradas como cooperados e o estatuto da cooperativa já foi elaborado e está sob auditoria da OCB/ES, que também capacitará os cooperados com um curso específico sobre cooperativismo.
O centro de triagem do município será o local de trabalho dos recicladores. Ele passará por algumas reformas e ainda se encontra em processo de legalização da licença ambiental, que será expedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, bem como vistoria da segurança do trabalho municipal e corpo de bombeiros, que oferece ajuda para a regularização quanto aos aspectos de segurança.
Descarte Consciente Aracruz - Coleta Seletiva
Outras ações com novos projetos já estão sendo trabalhados paralelamente, como por exemplo, o dia exclusivo para a coleta seletiva “porta a porta” em todo o município, o que já acontece em Coqueiral e em outros bairros do município.
Em 2015, com a integralização da cooperativa, muitas inovações e serviços estão previstos, inclusive o aumento do índice de recicláveis, que atualmente é de 2% dos resíduos domésticos coletados.
O Projeto "Descarte Consciente Aracruz - Coleta Seletiva", prevê para o próximo ano um alcance de 25% de todo resíduo doméstico gerado que serão separados, recolhidos e reciclados, podendo alcançar futuramente 50% ou mais do índice de coleta seletiva, encima do resíduo domiciliar gerado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 15ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quarta-feira (2)
- Secretaria de Meio Ambiente participa da Oficina sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC)
- 26ª Expo: camarotes do Rodeio já estão disponíveis para aquisição
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: 11ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Jogos Escolares Brasileiros (JEBs): Aracruz é a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos
- Futebol de Base: Aracruz dá o pontapé inicial no campeonato neste sábado (28)
- Aracruz é escolhida para sediar a 6ª edição TEIA Cultural, evento realizado pelo Ministério da Cultura
- “Um convite à transformação: cuidando do corpo e da mente” – Médico palestra a profissionais da educação
- Saúde promove ação sobre Hepatites Virais na Unidade Vila Rica neste sábado (28) com testagem e vacinação
- Feira Conexão Agro é aberta em Aracruz e reúne autoridades, empresas e produtores em ambiente de inovação