Comercialização do caranguejo-uçá está proibida em Aracruz a partir desta quinta-feira (22/1)
Tem início nesta quinta-feira (22/1), o primeiro período da andada do caranguejo-uçá, que se estenderá, no mês de janeiro, até o dia (28/1), uma quarta-feira. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Aracruz, todos os anos, essa espécie de caranguejo (Ucides cordatus) sai de suas tocas para se acasalar, deixando-os vulneráveis, e desta forma, capturados facilmente.
Em 2015 o período de andada ainda se estenderá por mais três períodos. Em fevereiro (2º período – de 5/2 a 11/2 – 2ª andada e 20/2 a 26/2 – 3ª andada), em março (3º período – de 7/3 a 13/3 – 4ª andada de 22/3 a 28/3 – 5ª andada). O 4º e último período acontece em maio com a 6ª andada, de 6/4 a 12/4.
Em todos esses períodos de andada, por meio da portaria SEAMA Nº 1-R de 06/01/2014, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 07/01/2014, fica proibida a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização (de qualquer origem) dos indivíduos da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecida como caranguejo-uçá, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado) em todo o estado do Espírito Santo.
Esse controle é feito pois todos os anos, as espécies de caranguejo-uçá (Ucides cordatus) saem de suas tocas com o objetivo de acasalamento, tornando-se presa fácil para os predadores, além da pesca predatória que ameaça a sustentabilidade dos recursos pesqueiros. Existe também a necessidade de recomposição natural da fauna e da proteção das espécies de caranguejo durante a época de sua reprodução.
Infração
Aos infratores das presentes instruções normativas serão aplicadas as penalidades previstas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e no decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008.
O descumprimento da portaria pode levar o infrator à perda de seus estoques e à prisão por crime ambiental.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo