Aracruz recebe pela quarta vez a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Publicado em: 14 de setembro de 2015
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Aracruz recebe pela quarta vez a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

A Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres chega a sua quarta edição, em Aracruz. Dentre os objetivos do evento estão: reunir a comunidade para a discussão sobre igualdade de gênero, traçar políticas públicas e introduzir o panorama a respeito da violência contra as mulheres, além de outros pontos levantados durante o encontro. A Conferência foi realizada no auditório da EMEF Placidino Passos, no dia 10 de setembro. É uma organização da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, por meio do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Aracruz, criado em 23 de dezembro de 2014, através da lei municipal nº 3.886/14.

O tema dessa edição é: “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, tema principal da palestra com a Dra. Gilsa Helena Barcelos. A professora apresentou dados importantes para a discussão, mostrando números expressivos em relação à alfabetização das mulheres e graduação. Atualmente, no país, as mulheres representam um número maior em termos de qualificação, como mestrado e doutorado, mesmo assim ainda não ganham o mesmo que homens na área privada, realizando trabalhos iguais.

A fala da professora Gilsa Barcelos abriu caminho para perguntas e manifestações da plateia, que destacou o cenário de Aracruz, como um dos municípios do Espírito Santo, em que se registram mais queixas da violência contra a mulher. Segundo Márcia Figueiredo, da Casa dos Conselhos, isso se dá pelo fato que as relações e o espaço intrafamiliares foram historicamente interpretados como restritos e privados, gerando uma alta impunidade dos agentes da violência perpetrada no ambiente familiar.

Ainda de acordo com Marcia Figueiredo, “a naturalidade com que a violência contra a mulher nas relações privadas tem sido tratada, socialmente, ofusca a visibilidade do problema e banaliza a sua ocorrência. Acrescente-se a isso o fato de a violência doméstica servir de base para outras formas de violência. ela produz experiências de brutalidade na infância e adolescência que terminam por levar a condutas violentas e desvios psíquicos graves também nesse público”. A programação da Conferência contou com apresentação cultural do grupo de teatro Preveart (prevenção através da arte), formado por representantes da Unidade de Saúde de Santa Cruz, que representou fatos de violência contra a mulher vivenciados na vida real, alertando e encorajando as mulheres a denunciar seus agressores.

A importância do encontro é intermediar o diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Para isso, foram eleitos os (as) delegados (as) para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que será realizada até dezembro de 2015, em Vitória. A representação do município será composta por sete delegados (as), sendo quatro da sociedade civil, dois governamentais e um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Aracruz.

Compartilhe em suas redes sociais: