Líderes religiosos se encontraram com prefeito nessa manhã para discutir o tema 'Dependência Química'
![Líderes religiosos se encontraram com prefeito nessa manhã para discutir o tema 'Dependência Química'](/img/imagem-padrao.jpg)
Aconteceu hoje (04) pela manhã, no auditório do Cisa em Aracruz, um encontro entre o Prefeito e lideranças religiosas do município, que teve como tema principal “Dependência Química”. O assunto foi discutido entre os líderes, representantes das Secretarias de Saúde (Semsa) e Desenvolvimento Social (Semds), Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) e o Conselho Tutelar Municipal.
Segundo o Tenente Falquete, coordenador do Proerd no município, a luta no combate às drogas deve ser feita em parcerias, e o programa faz um trabalho de conscientização com alunos de escolas municipais, com faixa etária entre nove e onze anos. “A ação repressiva não resolve. Temos de seguir pela ação educativa, para que a criança não venha a ser um usuário de drogas posteriormente. Esse método que usamos aqui é o mesmo usado em muitos países, por ser um programa a nível internacional, e o ensino tem em sua base o valor da vida e o apoio familiar”, afirma o tenente.
Para a Conselheira Tutelar, Rosemere Falquete, o trabalho com crianças e adolescentes, usuários de drogas, precisa ser junto a família, que também necessita de uma restauração em sua estrutura para receber o dependente de volta do tratamento. “É preciso que tenhamos ações voltadas para as famílias, que são o grande alicerce para nossas crianças e adolescentes. É importante ressaltar, também, que as drogas estão sempre associadas à violência”, conclui a representante do Conselho Tutelar.
Prevenção, inserção e reinserção social, estes são os pontos considerados importantes para se trabalhar com o jovem, segundo a secretária de desenvolvimento social, Mayone da Rós. Para ela, é preciso dar condições para que crianças e adolescentes possam fazer parte dos programas oferecidos pela prefeitura, com o objetivo de trabalhar com esses jovens de forma preventiva. “Temos o Projeto Base, que atende mais de 170 crianças, e outros projetos de medidas protetivas que somam mais 750 participantes”, afimou da Rós.
O prefeito encerrou as apresentações falando sobre o Centro de Tratamento Toxicológico de Aracruz, uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, que está em fase de elaboração e precisam ser cumpridas algumas exigências legais para seu início. “Nesse Centro estarão disponíveis tratamentos intensivos, semi-intensivos e laboratoriais, além de acompanhamento psicológico e assistência social”, afirmou o prefeito. A comunidade, representada por seus líderes religiosos, deu sua opinião, propos parcerias e pediu para que o assunto voltasse a ser discutido na próxima reunião, no dia 06 de outubro, para que cada um dos presentes possa apresentar suas propostas.
PRÓXIMAS REUNIÕES:
06 de outubro
01 de dezembro
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 57ª Chamada
- A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), vem a público divulgar a 58ª Chamada do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 002/2024.
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 56ª Chamada
- SAAE de Aracruz coloca em operação a primeira Usina Fotovoltaica do Poder Público Municipal
- Especialista em economia ministra para setor público
- PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE ARACRUZ CONCORRE A PRÊMIO NOBEL DA EDUCAÇÃO
- Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam grande momento de acolhida a seus estudantes
- Residencial Barra do Riacho: convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 55ª Chamada
- Prefeitura de Aracruz dá início às formações continuadas a professores, equipes pedagógicas e psicossociais em 2025