Prefeitura promoverá seminário para discutir pesca

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) vai promover no dia 30 de novembro, no plenário da Câmara Municipal, às 08h, um Seminário sobre a Pesca Tradicional e Esportiva no estuário dos rios Piraquê-açú e Piraquê Mirim. O encontro tem como objetivo ratificar a importância do combate à pesca predatória e promover a sustentabilidade da atividade pesqueira no estuário, que é protegido pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável dos rios Piraquê-açu e Piraquê-mirim (RDS).
O evento é voltado para os profissionais de Pesca Artesanal e Esportiva e tem a intenção de discutir sobre a conservação dos recursos pesqueiros e o status atual do Plano de Manejo junto aos profissionais da pesca.
Segundo a Semam, o Seminário será uma ótima oportunidade para se fazer um diagnóstico rápido e participativo para elencar os principais entraves em relação ao entendimento das leis e à necessidade de conservação dos recursos pesqueiros, além de conhecer as principais demandas dos pescadores da região.
O Seminário vai contar com palestras sobre a legislação ambiental da pesca ministradas pelo tenente da Polícia Militar Ambiental, Dilson Ravani, e pelo moderador da Câmara Setorial de Pesca (IBAMA/ES), Nilamon de Oliveira Leite Júnior, além da pesquisadora do Instituto Harpia, Edilânia Saitter Coutinho de Oliveira, que apresentará resultados da investigação sobre a pesca do peixe Robalo na RDS.
A riqueza da RDS dos rios PiraquêAcu e Piraquê Mirim
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável dos rios Piraquê- Açu e Piraquê Mirim foi criada em 07 de novembro de 2013. Ela abrange os manguezais do estuário dos rios e seu entorno.
Cerca de 200 famílias vivem dos seus recursos, como tiradores de caranguejos, ostras e siris, bem como pescadores tradicionais, que vivem em oito comunidades (duas comunidades indígenas e seis comunidades não indígenas).
Os tiradores de caranguejos têm uma importância enorme, pois além de viverem da renda gerada pela pesca no estuário, possuem conhecimento e produtos que podem agregar elevado valor ao turismo. Porém, atualmente, todas essas famílias, com as suas atividades, e o ecossistema, estão ameaçados pela pesca intensiva e predatória.
A Prefeitura Municipal de Aracruz que administra a Reserva estará intensificando ações, visando a preservação do manguezal e seus recursos.
De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira é importante construir uma visão de responsabilidade pela preservação, que deve ser compartilhada por todos: Sociedade, governos, pescadores, turistas, empresários do turismo etc. “Vemos claramente que a preservação da riqueza do Piraquê, necessita de uma política que destine os recursos pesqueiros aos pescadores tradicionais e direcionando a pesca amadora para o cunho apenas do esporte”, ressaltou.
Para isso, a Secretaria estará criando regras específicas para a pesca na RDS e ampliando as ações de fiscalização.
O objetivo do seminário é criar essa visão coletiva; convidar os pescadores para compartilhar dessa visão de sustentabilidade; capacitar os pescadores sobre a legislação, sobre o que é permitido e não permitido quanto as técnicas de pesca e ouvir dos participantes sobre ações que devem ser implementadas para consolidar essa visão de sustentabilidade.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está trabalhando ainda para:
1. Construir a sede e centro de Educação Ambiental do Piraquê-açu;
2. Instituir o Conselho Gestor da RDS;
3. Elaborar a norma que regulará a pesca esportiva e tradicional;
4. Cadastrar de todos os pescadores tradicionais (hoje, só são cadastrados os tiradores de caranguejos);
5. Ampliar o conhecimento sobre o ecossistema da RDS, visando ampliar estratégias de conservação;
6. Operar embarcação visando a fiscalização por mar.
7. Desenvolver o Projeto de Educação Ambiental: Escola no Mangue.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos
- Aracruz participa de seminário que debateu o novo Plano Nacional de Educação (PNE)
- Primeiro dia da 26ª Expo Aracruz reúne tradição, entretenimento e grandes atrações no Parque de Exposições
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 26ª Chamada
- Projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz é enviado ao legislativo para aprovação