Oficinas são oferecidas para o público atendido pelo Cras, Creas, CCI e MSE
Com o objetivo de promover a interação com o público atendido pelo Cras, Creas, CCI e MSE, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) está promovendo oficinas em áreas variadas. A expectativa é atender quase 3 mil pessoas nas oficinas com o período de execução de um a 10 meses. São 44 turmas de crianças e adolescentes e 16 turmas intergeracional (idades variadas) participando das oficinas.
O Cras da Vila do Riacho é um dos locais que iniciaram as oficinas também no dia 09 de maio. As ações na Unidade são realizadas entre segunda-feira e quinta-feira. A oficina ministrada na tarde dessa quinta-feira (12) ensina as mulheres atendidas pelo órgão a fazer pintura em tecido. A coordenadora do Cras, Creuza Marins da Silva, explica que além da oportunidade de união entre as mulheres e do momento de lazer, muitas aprendem a prática e passam a vender os produtos personalizados. “Existem mulheres que utilizaram os conhecimentos de oficinas anteriores e passaram a complementar a renda em casa”, afirma a coordenadora.
Na primeira etapa dessa oficina, as mulheres fazem a pintura dos moldes e na segunda fase, passam a pintar à mão livre. Daniele Alexandre da Cruz, de 18 anos, e sua mãe, Dilma Alexandre, fazem juntas a mesma oficina. De acordo com Daniele, “é o momento de limpar a mente, uma experiência tranquila de troca”. As duas fazem pela primeira vez a oficina e esperam participar de outras. Dilma conta que nunca trabalhou com borbado em pano ou pintura, mas considera vender o produto futuramente.
No mesmo horário da oficina de pintura em tecido, acontecia uma atividade de recreação com as crianças das famílias atendidas no Cras. No Grupo de Fortalecimento de Vínculo, brincadeiras e jogos populares fazem parte da programação. A oficineira, Geisa Pires, explica que o trabalho ali é realizado por meio de dinâmicas com o alfabeto, no esquema de “brincando e aprendendo”. “Trago a parte do aprendizado como suporte para as disciplinas na escola, sempre com leveza para que as crianças aproveitem”, diz a oficineira. Na próxima etapa serão propostas atividades com reciclagem.
Os usuários dos serviços da rede socioassistencial são o público alvo das oficinas e podem usufruir de momentos importantes para o bem estar e qualidade de vida.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz