Assembleia Popular em Aracruz apresenta dados e ações sobre a Tuberculose no município
Quem participou da Assembleia Popular que aconteceu na noite de ontem (03), no Teatro Municipal recebeu informações sobre um problema de saúde pública, a Tuberculose. A representante da Secretaria de Saúde (Semsa), doutora Cristiane Calmon, falou sobre a forma de transmissão, prevenção, sintomas e tratamento da doença e explicou que a tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que afeta os pulmões e que quanto mais rápido ela for diagnosticada, menores são as chances de disseminação. “É importante detectar os sintomas para que os pacientes sejam tratados corretamente e fiquem curados”.
Em 2009, 25 casos de tuberculose foram diagnosticados em Aracruz. Apenas um paciente veio a óbito porque a doença já estava em estágio avançado. Todos os outros foram medicados, tratados corretamente e já estão curados. Calmon explicou que a pessoa sadia, respirando no ambiente contaminado acaba inalando esta micobactéria que se implantará num local no pulmão. “As pessoas devem observar os sintomas para começarem o tratamento o mais rápido possível. É importante controlar a doença identificando precocemente os doentes, evitando que novos casos apareçam”.
A Assembleia Popular promovida mensalmente pela Ouvidoria Pública da Prefeitura de Aracruz, manteve o seu formato e em seu segundo bloco aconteceu o debate, comandado pelo vice-prefeito, Jones Cavaglieri, com espaço para perguntas feitas pelos cidadãos inscritos previamente, direcionadas ao secretariado. Os assuntos mais debatidos foram: infraestrutura, obras e saúde. Após o debate, a assembleia votou e definiu que no próximo encontro a secretaria que irá explanar sobre suas ações é a de Infraestrutura e Transporte (Semit).
ENTENDA MELHOR A TUBERCULOSE:
SINTOMAS:
Tosse persistente que pode estar associada à produção de escarro
Pode ter sangue no escarro ou tosse com sangue puro
Febre
Suor excessivo a noite
Perda de peso
Perda de apetite
Fraqueza
TRATAMENTO:
O tratamento da tuberculose é padronizado no Brasil. As medicações são distribuídas pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento. O tratamento inicial inclui três medicações: rifampicina(R), isoniazida(H) e pirazinamida(Z). É muito eficaz. A cura usando estes medicamentos por 6 meses, que é preconizado pelo sistema público de saúde, aproxima-se de 100% quando a medicação é utilizada de forma regular, ou seja, todos os dias.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomini@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy