Aracruz marca presença na II Conferência Nacional de Cultura
De 11 a 14 de março, será realizada a II Conferência Nacional de Cultura (CNC) em Brasília (DF), com objetivo de traçar as diretrizes para a política pública de cultura no País. Os grupos Culturais de Aracruz e as Bandas de Congo do Espírito Santo serão representados pela Rainha da Banda de Congo São Benedito de Itaparica, Ivani Maria Gomes, que foi escolhida como delegada em Assembleia na II Conferência Estadual de Cultura que aconteceu no ano passado em Colatina.
A II CNC reunirá artistas, produtores, gestores, conselheiros, empresários, patrocinadores, pensadores e atores da cultura, além de representantes da sociedade civil, de todo País. Os participantes vão discutir, entre outros assuntos, a cultura brasileira nos seus múltiplos aspectos, tendo como finalidade principal a valorização da diversidade das expressões culturais, o pluralismo de opiniões e a aprovação no Congresso Nacional do Plano Nacional de Cultura. II CNC trará a participação social na gestão das políticas públicas na cultura e da implantação e acompanhamento dos Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura.
Segundo o Gerente de Cultura da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Semuc) da Prefeitura de Aracruz, Marcelo Ucelli, a II Conferência Nacional de Cultura além de expressar a diversidade cultural do País, consolida a cultura enquanto política pública. “A Conferência é uma grande oportunidade, mas é preciso a mobilização de vários setores da sociedade para que seja consolidada. É necessário o envolvimento e a luta de todos neste processo para conseguirmos uma cultura do jeito que desejamos”. Ucelli finaliza explicando que em Aracruz, um novo cenário cultural vem sendo construído e com isso os grupos tem tido a possibilidade de ter acesso a recursos públicos para o desenvolvimento de suas atuações políticas e culturais.
Os temas que serão desenvolvidos durante a II CNC estão apoiados em cinco eixos, são eles: Produção Simbólica e Diversidade Cultural, focado na produção de arte, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação; Cultura, Cidade e Cidadania, voltado as cidades como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais; Cultura e Desenvolvimento Sustentável, que discutirá a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento; Cultura e Economia Criativa, que abordará a economia como estratégia de desenvolvimento e Gestão e Institucionalidade da Cultura, que visa o fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy