Prefeitura de Aracruz e UFES inauguram Base Oceanográfica em Coqueiral
O município de Aracruz e o estado do Espírito Santo deram mais um passo rumo à excelência educacional. Foi inaugurada hoje (29) em Coqueiral, graças a uma parceria da Prefeitura com a Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, a Base Oceanográfica que vai possibilitar novos estudos e pesquisas sobre o ambiente marinho do estado. A estrutura vai ser utilizada por alunos e docentes do departamento de oceanografia e ecologia da UFES e também abriga um Centro Vocacional Tecnológico - CVT, voltado para o desenvolvimento e a capacitação de mão de obra para trabalhar com reprodução de espécies marinhas, como caranguejos e mexilhões, que serão fornecidos para produtores e também para o repovoamento de regiões costeiras e estuários capixabas.
O prefeito de Aracruz, Ademar Devens, salientou que a inauguração da base vem reafirmar o compromisso da administração em atrair polos de educação e formação profissionalizante para o município, a exemplo das unidades do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, do Centro Integrado Sesi/Senai/IEL e do polo da Universidade Aberta do Brasil - UAB. “Com mais essa inauguração, nós temos certeza de estar cumprindo com a missão do serviço público, que é possibilitar o incremento da qualidade de vida da população. E isso passa pela educação, que é o que possibilita que os nossos moradores possam ter acesso a melhores vagas no mercado de trabalho”, afirmou. O prefeito foi endossado pelo vice, Jones Cavaglieri: “Hoje, não há mais dúvidas de que o investimento público mais importante é na educação. Nós temos muito orgulho em sediar essa base, porque ela representa a seriedade com a qual essa área é tratada pelo município”.
E a inauguração da Base Oceanográfica e do CVT parecem ser apenas o começo de uma parceria fortuita entre Prefeitura e Universidade. Em breve, no CVT, devem começar capacitações para pescadores e catadores de caranguejo e outros produtores interessados em trabalhar com a produção sustentável das espécies. Há também um projeto para a implementação conjunta de um centro de processamento de alimentos marinhos, para fornecer produtos para os atacadistas do Estado, que hoje precisam importar de Santa Catarina. O próprio reitor da UFES, Rubens Rasseli, ressaltou em seu discurso: “Isso é apenas o começo”, ao comentar a intenção de, num futuro próximo, instalar em Aracruz uma “Universidade do Mar”.
O chefe do Departamento de Oceanografia e Ecologia da UFES, Renato Rodrigues Neto, enfatizou a importância estratégica dos estudos nessa área para o Espírito Santo: “A inauguração dessa base é uma molapropulsora para um setor que é muito importante para o Estado. Nossa costa marinha é única, e se formos comparar, o mar capixaba tem uma extensão ainda maior do que os nossos domínios terrestres. É uma riqueza enorme em recursos naturais e em biodiversidade, que precisa ser estudada.” Muitos professores e alunos da UFES estiveram presentes na solenidade, inclusive para conhecer algumas novas instalações, que foram reformadas ou adaptadas a partir da estrutura que já existia, como o novo auditório e laboratórios.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento