Conselho Municipal de Trânsito e Transportes de Aracruz aprova reajuste nas tarifas dos ônibus coletivos
O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Aracruz (COMTRAT) analisou e aprovou o pedido de reajuste nas tarifas do transporte coletivo municipal, na reunião do dia 14/12/2017 e no dia 16/01/2018. A passagem dos ônibus do serviço urbano passam a custar R$ 2,90 e do serviço distrital um reajuste de 10% (dez por cento), a partir da 0h 00min de quinta-feira (15) de março.
A tarifa dos ônibus municipais é definida pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (COMTRAT). O Conselho é paritário, é composto pelo Poder Público (Executivo, Legislativo e Polícia Militar), classe empresarial, sociedade civil (CONSPAR), CDL, Sindicato dos Servidores e Sindicato dos Rodoviários.
A planilha que define o reajuste da tarifa dos ônibus municipais é composta pelos custos dos diversos insumos que envolvem o sistema: combustíveis, lubrificantes, peças e acessórios, pneus, despesas com pessoal, benefícios trabalhistas e entre outros.
Considera-se também o número de passageiros transportados no exercício imediatamente anterior, quilometragem percorrida, número de veículos, tributos, entre outros. Conforme planilha da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT), chegando-se à tarifa que será negociada para efeito de reajuste.
Segundo o Secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Luiz Fernando Meier, “o reajuste está previsto no contrato de concessão de ambas as empresas (Cordial Transportes e Turismo Ltda. e Expresso Aracruz ltda.) e na lei municipal 3741/2013, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Transporte Público”.
Fatores determinantes para o aumento da tarifa
Entre os fatores que influenciam na planilha de insumos, responsável pelo aumento da tarifa, merece destaque o aumento do preço do combustível (25,42%) e a queda do número de passageiros pagantes (23 mil) no sistema de transportes.
Luiz Fernando Meier mencionou que no período de junho a dezembro de 2017, em menos de seis meses, desde que implantou a nova política de preços para combustíveis, a Petrobras já reajustou o valor da gasolina 116 vezes. O diesel mudou ainda mais. Foram 120 alterações no preço. Dos 116 reajustes da gasolina, 61 foram para cima e 55, para baixo. Como saldo final o preço combustível acumula alta de 29,54%. No caso do diesel, foram 68 altas no preço contra 52 quedas, acumulando valorização de 25,42% no período”.
“Entre 2016 a 2017 houve uma queda de aproximadamente 23 mil passageiros pagantes no sistema de transporte coletivo municipal, o que contribuiu para esse percentual no aumento”, completa o secretário.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento