Dia Mundial da Água é comemorado com grande solenidade em Aracruz

Publicado em: 23 de março de 2018
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Um grande público compareceu para prestigiar as palestras de conscientização quanto o uso da água
Dia Mundial da Água é comemorado com grande solenidade em Aracruz

Uma grande solenidade em comemoração ao Dia Mundial da Água foi realizada na noite desta quinta-feira (23/03) no auditório do SESC, centro. O evento foi uma realização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz.

Durante o evento, que contou com a presença de autoridades municipais, aconteceram duas palestras temáticas; a primeira foi com o tema "Água, economize esse presente para garantir o nosso futuro"; na segunda foi apresentado o projeto “Amigos da água”. Além das palestras, também houve o lançamento do projeto “Água é da sua conta”.

O diretor do SAAE, Elias Marochio fez a abertura do evento. “Boa noite a todos. Sejam bem-vindos a este importante momento. Hoje, 23/03, comemoramos o Dia Mundial da Água, porém, todo dia é dia da água. É com muito entusiasmo que vejo as pessoas se mobilizarem para preservar esse bem que a natureza nos deu, fundamental para nossa sobrevivência. Nosso desafio, como profissionais desse setor, é exatamente compatibilizar o crescimento populacional e econômico com a garantia e a segurança de que nossa geração e gerações futuras terão água suficiente. Desejo a todos vocês que esse encontro seja bastante proveitoso, um grande abraço”.

O Secretário de Meio Ambiente, Wagner José Elias Carmo, lembrou que a água é um bem finito. “De quem é a responsabilidade de preservar nossos mananciais e cuidar da água de uma forma geral? Trata-se de um bem finito, de uso comum e público. Temos que sensibilizar a população e cuidar dos nossos mananciais. A cidadania nos remete a um duplo compromisso: lutar pelos nossos direitos e zelar para colaborar com a preservação, caso contrário passaremos o resto de nossas vidas fazendo gestão de crise”, frisou.

O prefeito Jones lembrou das ações desenvolvidas pelo executivo para colaborar com a preservação da água. “Já construímos algumas barragens nos distritos de Jacupemba e Guaraná. Também estamos próximos de concretizar um grande sonho que é o barramento próximo à pedreira, podendo armazenar um volume próximo a 1 bilhão e 100 milhões de metros cúbicos de água, garantido à nossa cidade água para os próximos 30 anos. Temos também o projeto amigos da água, que protege as nascentes nas propriedades. Hoje temos aproximadamente 200 nascentes já cercadas. Mas o nosso projeto é chegar a 400 até 2020”, lembra.

Água, economize esse presente para garantir o nosso futuro
O biólogo Walter Luiz Oliveira Có fez a presentação da primeira palestra temática. Por meio de um telão ele se interagiu com o público presente. Foi abordado toda temática dentro de diferentes aspectos em que as pessoas vivem hoje. “Qual seria o nome da noite de hoje? Água, economize esse presente para garantir o nosso futuro. Toda geração que vive nesse planeta herda de seus pais o que eles deixaram. Sendo assim, nós deixaremos para as próximas gerações frutos das nossas ações. Com isso nossa responsabilidade aumenta muito, pois somos dotas de informações que outras gerações não tiveram”, explica.

Walter perguntou às pessoas quais são as quatro coisas mais importantes da vida de cada um. Família, dinheiro, Saúde ou amor? Diante disso, ele afirmou que nenhuma dessas coisas é a mais importante na vida. “Pense bem, sem o ar que você respira, sem a água que você bebe, sem a comida que você come, não existira família, dinheiro, Saúde ou amor”, ressalta.

“Com relação à água tivemos uma crise global. A estimativa atual é que 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no planeta. Já em 2050, a previsão é que sejam 3 bilhões de pessoas sem água potável. Quase a metade da população mundial. Temos cada vez mais pessoas no mundo e cada vez menos água nos rios. Estima-se que conflitos surgirão pelo mundo pela escassez da água. Por isso, além de plantarmos árvores, temos que plantar consciência”, diz.

A água é da sua conta
O Analista Industrial de Meio Ambiente da Fibria, Gustavo Link apresentou ao público o projeto “A água é da sua conta”, realizado em parceria com a prefeitura de Aracruz, que busca evitar a falta de água, que atinge diversas regiões, não só de Aracruz, como de todo o Brasil, trabalhando com conscientização e educação.

Amigos da água
Na última atração da noite, o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura, Antônio Schimith, falou sobre o projeto Adote uma Nascente. De acordo com ele trata-se de um projeto que consiste na recuperação e reflorestamento das nascentes nas bacias do Rio Piraquê-Açu e Riacho no município de Aracruz.

O objetivo é recuperar áreas de preservação permanentes de nascentes, localizadas na área rural do município de Aracruz – ES, além de executar prática de manejo e conservação de recursos naturais, evitando sua degradação e objetivando um aumento sustentável da produção e produtividade agropecuária.

O Programa Amigos da Água tem a campanha “Adote uma Nascente” tem objetivo de sensibilizar e envolver toda sociedade aracruzense em torno do tema água e a situação crítica vivenciada por toda população em virtude da seca e escassez deste recurso natural tão essencial a vida humana.

 

  

  

  

Compartilhe em suas redes sociais: