Fórum de Atores de Desenvolvimento Regional é destaque em Aracruz

O auditório do SESI/SENAI, bairro Vila Nova, recebeu na tarde desta quinta-feira (05/04), o Fórum de Atores de Desenvolvimento Regional. O evento foi uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/ES) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES), e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Aracruz.
O objetivo foi promover um espaço de articulação, capacitação e trocas de experiências entre gestores municipais na área de desenvolvimento econômico com o intuito de colher dados em diversos seguimentos, além de traçar um diagnóstico obedecendo as peculiaridades de cada município integrante.
Em sua fala inicial, o prefeito Jones deu as boas vindas a todos e ressaltou a importância em se promover essa articulação, que busca o desenvolvimento sustentável e socioeconômico da região norte do estado. “É um prazer sediarmos um evento de tamanha envergadura. Com a realização desse fórum, teremos oportunidade de nos juntarmos para discutir a vocação de cada um, para que assim, possamos produzir uma ação que ofereça melhores condições de vida a todos”, comenta.
Jones ainda disse que Aracruz, pertence à Microrregião Rio Doce, que ainda abrange cidades como Linhares, Rio Bananal, Sooretama, João Neiva, Ibiraçu e Fundão, município convidado, e que tem uma vocação muito forte nos setores industrial, agrícola e de serviços. “Precisamos unir e juntar forças para termos um resultado positivo, e hoje aqui aprenderemos isso. Não adianta nossa cidade se desenvolver e crescer, e nossos vizinhos não. Temos que pensar na nossa região”, ressalta.
A comunidade na Promoção do Desenvolvimento Sustentável
A palestra “A comunidade na Promoção do Desenvolvimento Sustentável” foi ministrada pelo ex-prefeito de Crissiumal / RS, Walter Luiz Heck, que debateu propostas de desenvolvimento, tendo como base e inspiração as políticas usadas durante a gestão em sua pequena cidade, quando recebeu o prêmio de gestor público em 2003.
De uma forma bem-humorada e comunicativa ele se interagiu com o público. Lembrou que já visitou mais de 1200 cidades fazendo palestras. “Estou cada dia mais convencido que você mede o nível de desenvolvimento começando pelo nível de oposição e situação. Quanto mais for acirrada esta disputa, melhor a chance em se pensar a longo prazo, pois quando assumimos o poder, o nosso plano estratégico é de quatro anos”.
Walter disse que qualquer proposta de desenvolvimento, mesmo desencadeada pelo gestor público e seus secretários, tem que ser absorvida pelas comunidades envolvidas e pensada a longo prazo. “Temos que levar em consideração que para discutir desenvolvimento hoje, temos que pensar no regional, porque senão você promove um mínimo de desenvolvimento em uma comunidade, e começa a importar os problemas de outras cidades para a sua”, explica.
Na sua apresentação aplicou conceitos do que seria uma visão mais moderna de desenvolvimento local, como estratégia construída pelos atores locais, e por cada município participante e integrado regionalmente, e que procura cada vez mais buscar participação de sustentabilidade. “Acima de tudo, o que eu aprendi na prática, ou a gente investe nas pessoas, ou nada acontece. Desenvolvimento é investimento no ser humano, em sua formação, em sua qualificação, no despertar interesse e entusiasmo e no empreendedorismo”, ressalta.
Após suas palavras foi a vez do lançamento e apresentação do “Diagnóstico Territorial” e início dos trabalhos da instituição do Fórum para estabelecer uma articulação entre os gestores participantes, parceiros do setor público e privado, e assim promover melhorias no ambiente de negócios por meio de políticas públicas.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin, no início desses trabalhos falou aos presentes sobre a proposta desse fórum. “Nossa missão é consolidar uma rede voltada à promoção do desenvolvimento local e subsidiar a gestão municipal na formulação e implantação de políticas públicas em defesa do desenvolvimento local”, comenta.
Ainda de acordo com Divaldo, esse encontro também fomentou a discussão de ações com todas as cidades envolvidas, possibilitando um planejamento para traçar políticas públicas de desenvolvimento sustentável de acordo com as potencialidades de cada micro e pequeno empreendedor. “Esse segmento é importantíssimo na geração de emprego e renda, com participação expressiva no PIB, e responsáveis por mais de 50% dos empregos formais”, ressalta.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes
- Hospital São Camilo: Celebra 58 anos de prestação de serviço hospitalar
- Prefeitura promove palestra sobre “Educação Inclusiva: por uma escola para todos”
- 3° Caminhada da Emefi Ybyrapytanga fomenta a cultura e resistência dos povos indígenas
- Da dor ao recomeço: Luiz Gustavo reencontra a alegria na Aquaterapia do Complexo de Saúde de Aracruz
- Famílias comparecem para prestigiar cerimônia da aula inaugural dos projetos Rumo ao Sucesso e Partiu IF
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 4ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 68ª Chamada
- ZPE: Aracruz receberá investimento de R$ 250 milhões com a instalação da BiomassTrust
- Povos originários: na semana em comemoração às etnias, gestão entrega patrulha mecanizada