Servidores participam de formação para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
Esta semana um grupo de servidores públicos da PMA está participando de uma formação para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O curso teve início na última segunda-feira, 12 de novembro, e segue até esta quarta, no auditório do Ministério Público de Aracruz.
A formação é oferecida por uma instituição social que tem como missão promover e defender os direitos das crianças e dos adolescentes, com foco na questão da violência sexual. Contratada por uma empresa privada do município, a ChildHood Brasil tem como objetivo formar uma rede de profissionais que atuam diretamente com casos de violência.
Para isso foram convidados servidores e servidoras das secretariais de Desenvolvimento Social, Turismo e Cultura, Esporte Lazer e juventude, além do CREAS, CREARA, representantes de escolas da Rede Pública Municipal e Privada, e polícias Civil e Militar.
“Durante esses três dias a gente está capacitando a rede de Aracruz, a partir de um diagnóstico feito aqui no município e os temas em debate são transversais com relação a violência sexual de crianças e adolescentes”, explicou Patrícia Costa, assistente de projetos da ChildHood Brasil.
Violência Sexual contra crianças e adolescentes
De acordo com o site da ChildHood Brasil , a violência sexual pressupõe o abuso do poder em que crianças e adolescentes são usados para gratificação sexual de adultos, sendo induzidos ou forçados a práticas sexuais.
Essa violação de direitos de crianças e adolescentes interfere diretamente no desenvolvimento da sexualidade saudável e nas dimensões psicossociais da criança e do adolescente, causando danos muitas vezes irreversíveis.
A alegação de consentimento por parte da criança e do adolescente nas eventuais práticas sexuais com adultos deve ser sempre questionada e contextualizada, uma vez que elas/eles são considerados seres humanos em condição peculiar de desenvolvimento, quando a capacidade de autonomia para consentir ou não ainda está em processo de construção.
A violência sexual atinge crianças e adolescentes de todas as idades e classes sociais. É um fenômeno complexo, que tem múltiplas causas. É um conceito mais amplo que abarca dois mais específicos: o abuso sexual e a exploração sexual.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- ARSP oficializa reajuste tarifário do Saae Aracruz em nova resolução
- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca visita o município do Sul para visita técnica de piscicultura
- Nova linha de transporte público beneficia moradores de Cachoeirinha do Riacho
- Chamamento Público: Secretaria de Desenvolvimento Social torna público o edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Programa Destino Futuro: startups e empresas inovadoras podem se inscrever até o dia 19 de maio
- Prefeitura realiza ações de conscientização Maio Amarelo
- Saúde realiza o Dia D da Vacinação contra a Gripe neste sábado (10)
- IPTU 2025: pagamento da Cota Única com 10% de desconto é até 12 de maio
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos