Famílias de Irajá e Novo Irajá fazem atualização do Cadastro Único/Bolsa Família

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) e equipe do Cadastro Único/Bolsa Família realizou neste sábado (25/05), das 8h30 às 15hs, na Associação de Moradores, localizada em cima da Unidade de Saúde de Irajá, a atualização do Cadastro Único/Bolsa Família. Além da atualização, famílias que não possuíam o cadastro também puderam fazê-lo. A equipe da SEMDS ainda aproveitou o momento para tirar dúvidas dos critérios estabelecidos pelo Cadastro Único e o Programa Bolsa Família, como as documentações necessárias e quem se enquadra nas exigências.
Uma senhora que estava acamada e não pôde comparecer na Associação de Moradores foi atendida em casa por uma das servidoras do CADÚnico. “Como ela não tinha condições de vir até aqui, fomos até a casa dela e preenchemos o formulário. Este é o tipo de ação que fazemos todos os dias”, relata Rosimere Terra Rosário, Coordenadora do CADÚnico/Bolsa Família.
Rosimere explicou que para realizar esse trabalho é necessário conhecer toda composição familiar, pois uma família com vários membros automaticamente terá mais informações a prestar. “Cada membro da família passar a ter um número de identificação social, o que garante direitos como a identidade jovem e carteira de idoso, dando a eles descontos em viagens e meia entrada nos cinemas”, explica.
![]() |
Equipe do CADÚnico/Bolsa Família na Associação de Moradores de Irajá
Benefício de Prestação Continuada (BPC)
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício de renda no valor de um salário mínimo para pessoas com deficiência de qualquer idade ou para idosos com idade de 65 anos ou mais que apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, por isso, apresentam dificuldades para a participação e interação plena na sociedade. Para a concessão deste benefício, é exigido que a renda familiar mensal seja de até ¼ de salário mínimo por pessoa.
Onde deve ser solicitado?
Para solicitar o BPC, a pessoa deve procurar o CRAS mais próximo da sua casa e se inscrever no Cadastro Único. Caso já esteja cadastrado, é necessário que se faça o agendamento no INSS pelo telefone 135 da Central de Atendimento da Previdência Social (ligação gratuita) ou pela internet, pelo site www.previdencia.gov.br.
O que é o Bolsa Família
É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito