Informática Educativa acompanha tecnologia e vira ferramenta de ensino nas escolas de Aracruz

Publicado em: 25 de agosto de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Informática Educativa acompanha tecnologia e vira ferramenta de ensino nas escolas de Aracruz

Informática Educativa hoje é realidade nas escolas de Aracruz. Ela surge como mais um veículo de pesquisa, criatividade e desenvolvimento, vira ferramenta e junta saber pedagógico com o tecnológico. A inclusão digital se faz necessária, principalmente quando vem por meio da educação. A Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz criou em 2005 o Setor de Informática Educativa para capacitar professores da rede municipal para mediar a tecnologia nos 19 laboratórios de informática implantados na cidade.

A demanda cresceu e esse número será maior a partir do ano que vem, já que todas as escolas do ensino fundamental (urbanas e rurais) receberam esse ano os equipamentos de informática, entregues pela prefeitura e advindos do Governo Federal (MEC/ProInfo). O Setor especializado da Semed ainda realiza trabalhos de atendimento técnico e pedagógico.

O atendimento vai ser ampliado graças aos investidos na formação dos professores. As aulas do curso “Linux nos Projetos Educacionais”, para professores da rede municipal de ensino é lecionada no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e capacita novos profissionais no programa operacional para atuar nos laboratórios.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Goretti Moro Gomes, a estratégia de ensino tem surtido efeitos. As escolas com salas de informática mantêm um mediador – professor com experiência em sala de aula e conhecimento geral no uso do computador – para que o desenvolvimento dos conteúdos aplicados possa ser garantido de forma mais efetiva. “O papel desse mediador é preparar o ambiente do laboratório de informática conforme os conteúdos e tipos de tarefas condizentes”.

Na capacitação, os profissionais são orientados a descobrir a cada ano uma nova forma de aplicar as aulas. “Estes profissionais se dedicam profundamente em proporcionar uma aula agradável e segura. Este apoio é imprescindível para o bom funcionamento do laboratório como local de aprendizagem”, disse a secretária.

Segundo a coordenadora do Setor de Informática Educativa da Semed, Maria Deyse Mendonça de Oliveira Moreira, atualmente são atendidos mais de 1.200 alunos. Para a coordenadora, “desenvolvimento, hoje, implica em aprendizagem, informações disponíveis, conhecimentos construídos e distribuídos por uma significativa parcela da população. Por isso é que projetos de conteúdo desenvolvem a criatividade e promovem a organização dos conhecimentos adquiridos. Ajuda quem ensina e quem aprende”.

Para a aluna, Eloise Ravani Sagrilo, do 5ª ano B da EMEF Samoel Costa, conciliar estudo com informática é uma oportunidade. “Para mim significa muito utilizar a informática como ferramenta de aprendizado, pois tenho a oportunidade de conhecer e aprender como usar os programas dos computadores para fazer pesquisa e participar de projetos, e isso para mim é muito importante e dessa forma aprendo cada vez mais. E, ao aproveitar essa oportunidade de aprender informática na escola, me preparo para ter um futuro melhor”.

PRIMEIRO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EM ARACRUZ TINHA INTERNET VIA SATÉLITE

A informática educativa em Aracruz começou no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), no bairro Bela Vista, hoje Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) “Maria Luiza Devens”.

Lá foi montado o primeiro laboratório com recursos do Governo Federal. O primeiro com acesso à Internet via satélite foi na escola “Placidino Passos”, entre 2002 e 2003, pelo Programa Nacional de Informatização nas Escolas Públicas (Proinfo).

Depois de 2004 é que foram implantados laboratórios com recursos próprios da prefeitura. Foram as Escolas EMEF “Luiza Silvina Jardim Rebuzzi”, EMEF “Ezequiel Fraga Rocha” e EMEF “Zilca Nunes Vieira Bermudes”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: